Pão de Salsicha e Requeijão para o FIFAFriday!

Olá pessoal!!!

Mais uma semana acabando, sexta-feira, dia de FIFAFriday!

Essa semana foi aniversário de uma grande amiga minha, a Denise, pois é, ela chegou aos 30 antes de mim, ta ficando velhinha, hein amiga!!! hahaha… Muito querida a Denise, somos amigas de infância, pode colocar aí, mais de 20 anos de amizade, coisa rara hoje em dia.

Amiga querida, desejo toda felicidade do mundo para você, que seja o ano do amor, porque sucesso e alegria transbordam em sua vida. Felicidades infinitas para você! Daqui a pouco tem jantar na casa dela, ainda preciso tomar um banho, me trocar e ir.

Então vamos direto ai ponto, ou melhor, à receita! hehehe…

A receita eu peguei da fofíssima Pamela Brandão, a Pam B, o link da receita é esse aqui.

PÃO DE SALSICHA E REQUEIJÃO

Ingredientes

Massa

  • 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de farinha de trigo (usei um pouquinho mais para dar o ponto)

Recheio

  • 300 g de salsicha picada (eu dei uma ferventada nelas primeiro)
  • 100 g de muçarela ralada
  • 1 tomate picado
  • 1 xícara de requeijão (pode utilizar um copo de requeijão, sem as duas colheres da massa)
  • pimenta a gosto

Cobertura

  • 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado (usei um pacotinho inteiro)
  • 1 gema batida

Modo de preparo

Em um bowl esmigalhe o fermento e dissolva-o no leite. Eu usei o fouet para misturar bem. Acrescente o requeijão, a margarina e o sal (sal eu usei duas pitadinhas e ficou ótimo), misture bem.

Vá adicionando a farinha aos poucos, até que chegue ao ponto de desgrudar das mãos. Eu tive que usar um pouco mais que as 3 xícaras para dar o ponto. Sove bem a massa, até que ela fique homogênea.

Fica uma massa muito macia e bonita, fácil de manusear. Deixe descansar por 60 minutos, coberto com um pano de prato.

Enquanto isso, afervente as salsichas e pique. O tomate eu usei sem pele e sem semente, picado em cubinhos

Agora vou confessar uma coisa, eu sou uma pessoa um pouco exagerada, e aumentei as proporções do recheio. Coloquei um pouco mais de salsicha (acabei usando 8 salsichas), dois tomates grandes e um pouco mais de 100 g de muçarela. Resultado, o meu pão abriu no meio, não aguentou o peso do recheio. Vocês vão ver as fotos.

Bom, voltando. Após os 60 minutos, trabalhe a massa novamente e abra-a com ajuda de um rolo no formato de sua preferência, eu abri um retângulo. A massa é muito bonita, não gruda, fácil de manusear. Eu fiz um só grandão, mas vocês podem fazer menores também.

Passe o requeijão por cima, depois a salsicha picada, a muçarela, o tomate e eu salpiquei orégano e pimenta calabresa seca.

Enrole como rocambole e coloque em uma forma untada com azeite apenas.

Pincele a gema e salpique o queijo ralado por cima.

Leve para assar em forno pré-aquecido 200 ºC, por aproximadamente 35 minutos (como o meu forno é um pouco mais fraco, demorou uns 15 minutos a mais) ou até dourar.

Vamos às fotos!

A massa é muito boa, acho que vale a pena fazer pães menores também, deve ficar muito bom. O meu ficou enorme e abriu no meio, por conta do meu exagero com o recheio. Então aconselho, usem as quantidades que a Pam colocou, se acharem que o restante do requeijão é muito também, não precisa colocar tudo, eu achei q não precisava usar tudo, mas usei, hahaha. Ai que exagerooo!!!

Mas o pessoal adorou, acabou rapidinho!

Bom, agora deixa eu correr, que estou atrasada!

Um final de semana maravilhoso a todos vocês.

Beijos, beijos, beijos…

Um Comentário

  1. Ai, que exagero delicioso!! Sobrou um pedacinho ou a rapaziada acabou com tudo? rs

    Não sei se você já explicou aqui no blog o porquê, se sim me desculpe por não ter lido, mas por que FIFAFriday?

    Feliz aniversário pra Denise! O jantar deve estar pra lá de animado! =)

    beijão!

    • Oiesss Talita!!!

      Então FIFA é um jogo de futebol do X-Box, que o pessoal aqui é viciado, então toda sexta-feira (por isso Friday) o pessoa começa a jogar depois do expediente de trabalho e aí vai até tarde, tem dia que passa da meia noite. E olha que só param alguns minutos para comer.

      Aí como eles começam a jogar logo depois do serviço e não param mais, eu sempre faço alguma coisa para eles comerem, começou comigo testando algumas receitas, até que virou tradição, então toda sexta tem o FIFA e os salgados da Elaine. Mas eu adoro cozinhar para essa turminha, pessoal do bem! hehehe….

      E o jantar na Denise tudo de bom, teve escondidinho de carne seca, de frango e de bacalhau, além de arroz carreteiro e saladas variadas. Na casa dela é sempre assim, maior tentação e sempre aquela fartura! Sem contar no bolo, era um bolo feito na casca de um ovo de chocolate do tamanho daqueles de 5 kg, ficou lindo! Ela é culinarista, da vários cursos de chocolate pela Mavalério, então, imagine como ficou lindo e gostoso o bolo. Pena que não tirei foto.

      E segunda é aniversário da minha mãe, vou fazer um bolinho para ela daqui a pouco…

      Um ótimo final de semana para você Talita!

      Beijooo…

  2. Chuif, chuif…. Não sobrou nenhum pedacinho…

    Que mancada a minha de não ter prestado atenção ao que você escreveu… rs

    beijos

    • hahaha, imagine… Eu pensei que era grande demais e que iria sobrar um monte, mas que nada, acabou rapidinho… kkkk. Só sobrou uma pontinha, que o pessoal tem medo de comer e não casar… hahaha…

  3. Bruna

    Oi Elaine..hum q delicia hein…..combinaçao perfeita e as coisas da Pam sao perfeitas ne….
    bjs
    Bruna
    Ouro Fino MG

  4. Cintia

    Olha… eu vou é começar a jogar futebol no game só pra participar dos FifaFriday!! 😀
    Beijos!!

Deixe um comentário