Geléia de Jabuticaba, duas tentativas, uma deu certo! Ufa!

Olá amigos…

Época de jabuticadas e eu nessa empolgação de fazer geléias, não poderia deixar de fazer geléia de jabuticaba… Mas devo confessar, que deu um trabaaaalhooo… hehehe

Pesquisei várias receitas na net e parei nessa receita do Globo Rural. Peguei a quantidade de jabuticaba que eu tinha, coloquei inteiras, levei para ferver com água até cobrí-las, deixei cozinhando uma hora, coei, medi a quantidade de caldo e coloquei metade de açucar. Mas ai, depois de pronto, quando fui provar, ficou extremamente amargo. Tive que jogar fora.

Ai fiquei pensando onde que errei, pesquisei mais outras receitas, algumas falavam para bater no liquidificador antes, outras esmagar com as mãos, eu fiquei pensando que o amargo é por conta da casca, aí resolvi fazer diferente na segunda tentativa.

Não é a forma mais pratica de se fazer, nem sei se é a mais correta, mas como já havia errado uma vez, não queria perder minhas jabuticabas de novo, então fiz de um jeito alternativo, diferente de todos os jeitos que vi nas receitas. Mas o importante é que deu certo!

Vamos a receita!

GELÉIA DE JABUTICABA

Ingredientes

  • Jabuticabas (quanto tiver, mas se for muito pouco, nem compensa, porque rende pouco)
  • Suco de 1/2 limão
  • Açucar quanto baste

Modo de preparo

Lave bem as jabuticabas. A minha forma alternativa de preparar, foi espremer uma a uma, deixando apenas 1/4 das jabuticabas com casca. As que ficaram com casca, eu cortei ao meio.

Coloque as jabuticabas espremidas e as com casca em uma panela com fundo grosso e funda de preferência, e coloque um pouco de água, até quase cobrir a polpa.

Leve ao fogo, quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando. Quando o caldo adquirir um tom de roxo mais forte, retire as jabuticabas com casca e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos.

Peneire e meça a quantidade de caldo. Volte esse caldo na panela e adicione metade da quantidade de líquido que deu, de açucar. Acrescente o suco do meio limão e volte ao fogo.

Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando. Não precisa mexer muito, quando der uns 30 minutos de cozimento, faça o teste para saber se já esta no ponto. ela não vai engrossar, mas fica uma calda um pouco mais espessa. Com a colher, pegue um pouco da calda e deixe pingar em um copo d´agua, se a gota cair inteira no fundo, está no ponto, se ela se dissipar pela água, é necessário cozinhar um pouco mais.

Mas cuidado para não cozinhar demais, senão a textura da geléia fica dura demais.

Uma dica ótima sobre como esterelizar os potes, está bem explicadinho no blog do Hugo, Prato Fundo, veja aqui.

Sei que não é o jeito mais pratico de se fazer a geléia, mas foi o jeito que eu encontrei de fazer, sem correr o risco de dar errado. Mas fiquem a vontade, da proxima vez vou tentar fazer de outro jeito também, como disse, fiz assim, apenas para diminuir o risco de perder outra leva de jabuticabas… hehehe

Vamos as fotinhas.

Espero que tenham gostado.

E essa semana aqui na empresa é a semana dos aniversários, ontem foi aniversário do Elton, hoje do Joacir e sexta do meu amor Fábio. Parabéns a todos!

E para mudar um pouco, ao invés dos tradicionais bolos de aniversário, preparei cupcakes para eles. Depois eu posto as receitas e as fotos!

Uma ótima semana a todos!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Claudia Vandreia Albring Floriano dos Santos

    Aconteceu a mesma coisa comigo! Agora vou tentar sua receita. Adorei as fotos! Muito obrigado!

  2. fiz tambem e ficou super amarando como o caqui verde.uns dizem amargo. a receita pequei no site. vou fazer a sua receita beijos

Deixe um comentário

