E lá vem torta de novo! Torta de Atum Cremosa!

Olá gentem!

Como estão? Ai, devo dizer que não estou no meu melhor, essa semana que passou, foi beeem longa, complicada e triste.

Comecei a semana com uma crise de gastrite pra me ajudar, uma dor de cabeça insuportável. Na sexta, problemas de saúde na família, correria danada, noite sem dormir e no sábado, notícia triste, a avó do Fábio faleceu. Meu Deus, que semana pesada, eu já perdi meus 4 avós e tinha ganhado 4 outros quando comecei a namorar o Fábio e agora perdi mais um de novo. Por mais que a gente tente se conformar, o sentimento de perda é terrível, devastador.

Mas passado tudo isso, na segunda-feira, ontem, foi aniversário do meu paizinho lindo, completou 70 anos, acreditam? Pois é, como o tempo passa, meu velhinho, ficando mais velhinho, mas forte que só, trabalha sem parar, tadinho. Mas é meu exemplo de vida, minha base, minha referência, é tudo, simplesmente e absolutamente tudo na minha vida, amo demais meu pai e só posso agradecer a Deus por ter me colocado nessa família, imperfeita e perfeita ao mesmo tempo, Melhor Pai do Mundo!

Bom, com todos esses acontecimentos, andei meio sumida da cozinha e o que me restou, foi postar a receita dessa torta que tinha feito no domingo anterior, sim, temos torta de novo no blog, mas essa torta é maravilhosa, tenho certeza de que vocês irão adorar!

A receita eu vi no blog da Akemi, a receita original vocês podem acessar aqui.

E vamos a receita!

TORTA DE ATUM CREMOSA

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de óleo de canola
  • 3 ovos grandes
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio 1

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 2 tomates grandes sem semente picados
  • 3 latas de filé de atum
  • 1 lata de milho verde escorrida
  • 1 lata de ervilha escorrida
  • cheiro-verde a gosto
  • azeitonas verdes a gosto
  • temperos a gosto – pimenta do reino, orégano, sal

Recheio 2

  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 copo de requeijão cremoso

Modo de Preparo

Unte e enfarinhe uma assadeira média. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Vamos começar com o Recheio 1, para que ele esfrie até a hora de usá-lo.

Em uma penela, refogue a cebola no azeite, depois de murchar um pouco, acrescente o alho e deixe até dourar. Acrescente o atum desfiado, o tomate, o milho verde, as azeitonas e misture tudo.

Deixe no fogo para secar um pouco a água que irá soltar, acrescente o cheiro-verde, os temperos, misture tudo, desligue o fogo e acrescente as ervilhas.

Passe para outro recipiente e deixe esfriar bem. Reserve.

O Recheio 2, basta colocá-los em um recipiente e misturá-los bem. Reserve.

Massa

Meça a farinha de trigo e reserve.

No liquidificador, bata o leite, o óleo, os ovos, o queijo parmesão e o creme de leite até ficar uma mistura homogênea.

Agora coloque a farinha mais ou menos em umas três porções, uma de cada vez, só que ao invés de ligar o liquidificador e bater, apenas pulse, pulse até a farinha se misturar, depois acrescente mais uma porção de farinha, pulse até misturar e o restante da farinha, também apenas pulsando.

Por último acrescente o fermento em pó e misture delicadamente com a ajuda de uma colher.

Fica uma massa um pouco líquida mesmo. Como disse no post anterior, toda torta de liquidificador, deve-se apenas pulsar quando colocar a farinha de trigo, isso ajuda a massa a ficar leve e aerada.

Montagem

Na assadeira untada e enfarinhada, coloque metade da massa, por cima, espalhe o Recheio 1, se tiver formado um caldinho no fundo, descarte, tente colocar apenas o recheio, sem o caldo. Por cima do Recheio 1, espalhe o Recheio 2, pode espalhar com a colher, se não conseguir espalhar sozinho.

Cubra com o restante da massa e leve para o forno por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar em cima. Nessa torta, não adianta fazer o teste do palito, pois como o recheio é cremoso, não vai dar para saber o ponto da massa.

Vamos as fotos!

IMG_2730IMG_2731

IMG_2733

IMG_2735

Olha a textura dessa massa! Primeira vez que faço uma receita de torta de liquidificador, que vai creme de leite na massa, fiquei meio em dúvida no começo, se iria deixar a massa pesada, mas pelo contrário, ficou uma massa leve, macia, linda e deliciosa!

O recheio é hiper cremoso, quando fui cortar ainda quente, a torta ficou desmontando um pouco, depois de frio, ela firma mais.

Ficou uma delícia, receitinha diferente também, para sair um pouco do tradicional, essa receita fica linda, saborosa, simplesmente maravilhosa! hehehe…

Bom gente, essa semana tem amigo secreto na quinta-feira e depois a partir de segunda estarei de férias, vou tentar atualizar mais o blog, ok?!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Cintia

    Oi Elaine…
    Uma coisa que a gente nunca vai estar preparada né?
    Espero que todos já estejam mais conformados.

    Testei essa receita, batendo a massa apenas pra misturar (e não é que ficou fofinho? :D), só troquei o recheio por presunto, muçarela, tomate e cebola.

    Fiz o hamburgão e o brigadeiro supremo!! Maravilhosos.

    Fim de semana em casa, foi praticamente uma filial do brazilian spice… hehehe 😀

    Beijão amiha,
    Força.

    • Oies Cintia!

      Obrigada pelo carinho…

      E que legal que você fez tudo isso, que delícia! Você também adora entrar numa cozinha, hein?! hehehe…

      Ando sumida do blog, é que ta uma correria, que nem tenho parado para sentar no computador…

      Mas aproveito para desejar um Natal Maravilhoso para você e sua família, que seja um dia de muita luz, paz, alegrias e amor…

      beijos querida!

  2. A massa parece bem levinha que delícia.

Deixe um comentário

