Coxinha de Batata

Oiessss gentem!

Como passaram o final de semana? Segundona, semana com feriado no meio, vamos, que vamos!

A receitinha de hoje, eu postei há muuuito tempo atrás, quando o blog ainda era “Cozinha da Empresa” e confesso que nunca mais fiz, o que é uma pena, porque essa receita é muito boa.

Dei uma leve adaptada na receita, mas a base é a mesmo que aprendi no curso de salgados do SENAC.

Vamos a receita!

COXINHA DE BATATA

Ingredientes

Massa

  • 200 ml da água de cozimento do frango
  • 500 ml de leite
  • 2 colheres (sopa) cheias de manteiga
  • 1 sache de caldo de galinha
  • 1 pitada de sal
  • 450 g de batata cozida e amassada
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 500 g de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
  • Farinha de rosca para empanar

Recheio

  • 1 peito de frango grande
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 tomates grandes maduros
  • cheiro-verde a gosto
  • pimenta do reino branca moida na hora a gosto
  • sal quanto baste

Modo de Preparo

Comece preparando o recheio, que deve estar frio na hora de utilizá-lo. Cozinhe o frango na panela de pressão, por 30 minutos, depois que pegar a pressão. Desfie o frango e reserve a água do cozimento.

Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente o tomate picado e deixe apurar por alguns minutos. Acrescente o frango desfiado, misture bem, acrescente o sal e a pimenta do reino e por último o cheiro-verde. Deixe secar bem a água que formar e reserve.

Agora vamos a massa. Em uma penela média, coloque a água do cozimento do frango, o leite, a manteiga, a pitada de sal e o caldo de galinha. Deixe ferver e acrescente a batata cozida e amassada, misture bem e deixe cozinhar por uns 5 minutinhos.

Acrescente o creme de leite, misture até ficar homogêneo, coloque o cheiro-verde picadinho e coloque a farinha de uma vez só. Misture bem, se achar que ficou muito seco ainda, coloque mais leite até vocês perceberem que a massa ficou homogênea. Nesse momento tem que ter braço, porque fica pesadinho mesmo, misture por aproximadamente 5 minutos, para que a massa esteja bem cozida.

Coloque a massa em uma superfície limpa e untada com óleo ou azeite. Comece sovando a massa quente ainda, com uma espátula de chocolate. Depois que amornar, sove mais um pouco com as mãos.

Cubra a massa com um pano de prato, para não formar uma camada ressecada, e enquanto estiver fazendo as coxinhas, mantenha o pano de prato sobre a massa e outro nas coxinhas já modeladas.

Pegue uma porção da massa, modele uma bolinha nas mãos e com a ajuda de um “socador” ou um cabo arredondado, faça o buraco do recheio na massa, recheie com o frango refogado já frio e feche formando o biquinho da coxinha. Usar o socador para abrir a massa, além de facilitar, ele ajuda a modelar todos num mesmo tamanho.

Para empanar, coloque água e gelo em um recipiente, deixe a água ficar bem gelada, passe as coxinhas nessa água e depois na farinha de rosca. É engraçado, nem sei explicar o porquê, mas passar na água gelada, deixa as coxinhas bem sequinhas e crocantes depois. Sem contar que nenhuma abriu enquanto eu fritava e olha que tinha algumas que a massa tinha ficado fininha e eu achei que fossem abrir.

Cada receita rendeu 34 coxinhas como as das fotos abaixo.

Vamos as fotos!

Eu fiz duas receitas, mas uma de cada vez e apesar de ser a mesma receita, uma ficou um pouquinho diferente da outra, uma ficou mais macia que a outra. Para vocês verem, a receita é básica, mas na hora, o “olhometro” ajuda, acho que uma foi um pouquinho mais de leite que a outra, porque eu acrescentei um pouco no final.

A outra receita eu fiz com recheio de carne moída, como vocês viram nas fotos acima.

O pessoal adorou, devoraram quase tudo, deve ter sobrado meia dúzia, sei lá. E não sei se deu para perceber pelas fotos, mas as coxinhas são de um tamanho médio, nem grande, nem os de festinha, renderam no total, 68 coxinhas, ou seja, comeram muuuuita coxinha esse pessoal, hahaha.

Confesso que coxinha é meio complicado quando você começa a moldar as primeiras, mas depois você vai pegando o jeito, eu perdi duas no começo, porque abriram e não consegui salvar, tinha colocado muito recheio. Fiz algumas com requeijão também, mas o requeijão por ser cremoso, estava deixando a massa muito mole e abrindo, aí fiz só metade delas com requeijão, tomando cuidado para colocar o requeijão envolto ao recheio de frango, para ele não ficar em contato direto com a massa. Não fiz o restante com requeijão, porque estava ficando tarde e queria agilizar, hehehe.

Mas façam essa receita, ela é ótima, fica macia, saborosa, tenho certeza de que todo mundo irá amar!

Beijos, beijos, beijos…

Um Comentário

  1. Cintia

    Hum… que perdição!!
    Minha cota de fritura vai ser bem gasta nessas coxinhas!! 😀
    Ficaram lindinhas!!

    Beijão!!

    • Oiesss Cintia!!!

      Eu tb tento evitar frituras, mas de vez em quando a gente da umas escapulidas, hehehe. E essa coxinha fica bem sequinha, esse negócio de empanar na água gelada, realmente da certo…

      beijão querida…

  2. EDNA MARIA

    OLÁ!MEU NOME É EDNA.COPIEI A RECEITA,AGORA DEPENDO DE TEMPO INSPIRAÇÃO PARA FAZER.JÁ FAÇO SALGADOS PARA FORA SÃO ÓTIMAS TAMBÉM!!!BJS.

Deixe um comentário