Arroz Carreteiro

Oiessss amiigoooss…

Como estão? Comigo tudo bem, semana só começando, depois de descansar bem o feriado, vamos começar a semana com tudo!

Bom, a receita de hoje eu aprendi com a minha mãe, desde pequena, esse é o jeito que ela prepara o arroz carreteiro e devo dizer, que é o melhor que já comi até hoje. As vezes eu faço uma versão mais leve, mas essa aqui é a que todo mundo adora.

Vamos lá!

ARROZ CARRETEIRO DA DONA MARTA

Ingredientes

  • 3 copos de arroz
  • 500 g de charque ou carne seca
  • 2 gomos de calabresa
  • 200 g de bacon
  • 4 tomates maduros picadinhos
  • 1 cebola média bem picadinha
  • 4 dentes de alho picadinhos
  • 1/2 maço de cheiro verde

Modo de Preparo

Lave e escorra o arroz, reserve.

Comece cozinhando o charque ou carne seca, eu uso charque, porque é mais difícil achar a carne seca por aqui, lave o charque com bastante água e leve para cozinhar em uma panela de pressão com bastante água. Depois que pegar a pressão, deixe por 30 minutos.

Enquanto a carne seca cozinha, afervente as calabresas por uns 10 minutos, descasque e pique-as, reserve.

Se vocês tiverem tempo, descasquem, tirem a semente dos tomates e pique-os. Eu como estava com o almoço atrasado, fiz com a pele e a semente mesmo, não interfere em nada, é que se você descascar e tirar as semente, o arroz vai ficar mais bonito. Reserve.

Depois de cozida a carne seca, desfie-a, tirando toda a gordura. Da um pouco de trabalho, por isso escolha um charque de boa qualidade e com pouca gordura. Reserve.

Leve água para cozinhar o arroz para ferver.

Em uma panela grande, coloque azeite quanto baste para fazer o arroz e frite bem o bacon. Adicione a calabresa picada e frite um pouco, em seguida coloque a cebola, deixe murchar um pouco e coloque o alho, deixe dourar e coloque a carne seca desfiada.

Misture tudo e acrescente o tomate picado, tampe e deixe apurar um pouco. Acrescente o arroz, misture bem para que o arroz pegue todos os temperos. Por último acrescente o cheiro verde picadinho e adicione a água fervente.

Eu não coloco nada de sal, por conta do charque que já é salgado, mas prove e acerte o sal se necessário.

Cozinhe até ficar al dente e soltinho.

Pronto! Fala sério, que receita mais fácil, não?

Vamos as fotos!

As fotos não ficaram muito boas, porque tirei com o celular, estava na casa da minha mãe e esqueci de levar a câmera, hehehe.

Mas acho que da para ter uma noção do resultado. Eu adooorooo arroz, de qualquer jeito, sou do tipo que come só arroz, nem preciso de mais nada. Adoro provar o arroz de todos os lugares, enquanto todo mundo deixa o arroz dos acompanhamentos de lado, eu já vou direto nele! Amooo!!

Gente, façam, fica uma delícia, geralmente o arroz carreteiro que vemos por aí, é só arroz branco com carne seca desfiada e cheiro verde. Tudo bem que essa receita é mais pesadinha, mas de vez em quando, não mata ninguém, hahaha.

Espero que tenham gostado dessa versão, em casa todo mundo adora!

Receitinha com cara de almoço de domingo, não?!

Uma ótima semana para vocês queridos!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Bruna

    Amo esse arroz……..

  2. Cintia

    Vontade de arroz carreteiro!!
    Será que daria pra usar outra carne invés da seca? (se bem que é ela que “é” o arroz carreteiro né…)

    Beijão!!

Deixe um comentário

