Korokke – Croquete de Carne estilo Japonês

Oiess amigos!

Como estão? Como foram de final de semana?

Hoje vou postar uma receita que eu fiz para o FIFAFriday da semana passada, que na verdade aconteceu na quinta-feira, já que sexta foi feriado.

Essa receita eu costumava comer muito no Japão, porque costumava ter em quase todos os “bentôs” (marmita em japonês), hehehe, e eu adorava. Achei que a receita ficou bem parecida com a de lá.

Vamos a receita! Receita original peguei aqui.

KOROKKE – CROQUETE DE CARNE ESTILO JAPONÊS

Ingredientes

  • 1,5 kg de batata
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 dentes de alho grandes picadinhos
  • 1 cebola grande picadinha
  • 550 g de carne moída (usei patinho)
  • sal e pimenta do reino branca moída na hora
  • cheiro-verde a gosto
  • 7 ovos
  • farinha de trigo para empanar
  • 2  ovos batidos para empanar
  • farinha de rosca misturada com corn flakes esmigalhados para empanar

Modo de Preparo

Descasque e corte a batata em cubos grandes e leve para cozinhar em bastante água com um pouco de sal. Quando estiverem macias, escorra a água e volte ao fogo para secar um pouco a água. Reserve.

Enquanto as batatas cozinham, coloque os ovos para cozinharem, até ponto firme, coisa de 10 minutos depois que começa a ferver. Descasque-os e separe as gemas das claras. Reserve.

Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho, acrescente a carne moída e refogue bem, deixe secar toda a água que ela soltar, acrescente o cheiro verde picado e acerte o sal. Reserve.

Em um bolw, sobre as batatas cozidas e ainda quentes, coloque as gemas cozidas e amasse tudo com a ajuda de um cabo grosso, não precisa amassar 100%, deixe alguns pedacinhos de batata inteiros.

Pique as claras cozidas e adicione sobre a mistura de batatas, juntamente com a carne moída. Misture tudo, acerte o sal e despeje sobre uma assadeira grande. Assente a massa e corte em retângulos de tamanhos iguais.

Molde cada retângulo de massa em um formato oval e passe na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último em uma mistura de farinha de trigo com corn flakes (aquele sem açúcar) esmigalhado (coloque em um saquinho limpo e quebre tudo com as mãos). O corn flakes irá deixar uma casquinha bem crocante, eu acho que até coloquei pouco nos meus, deveria ter colocado mais.

Coloque os bolinhos em uma assadeira, cubra com papel filme e leve para a geladeira por aproximadamente 30 minutos. Esse tempe servirá para que os temperos se apurem e o bolinho não estoure na hora de fritar.

Frite e, óleo quente até dourarem e escorra em papel toalha.

Sirva com o molho de sua preferência, catchup ou pimentinhas, combinam demais.

Vamos as fotos!

Gente ficou uma delícia, eu adorei! Com catchup então, combinou super! Renderam 40 bolinhos como os da foto.

Algumas sugestões, vocês podem colocar azeitonas que deve dar um sabor super especial, milho também acho que deve ficar ótimo.

Eu mudei um pouquinho a receita porque quase dobrei a quantidade e coloquei um pouco mais de carne moída, na receita original ia bem pouquinho, hehehe.

Ahn, da próxima vez vou tentar fazer assado, que também deve ficar ótimo e claro, mais saudável. Como os ingredientes já estão todos cozidos, seria apenas para dourar a casquinha e aquecer os bolinhos.

Espero que tenham gostado. Uma ótima semana a todos!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Erika/SP

    Elaine, que deliciaaaaaa!!! Adoro este bolinho! Beijos! Erika/SP

  2. Gostei do modo de preparo utilizando a assadeira. Os seus korokke parecem deliciosos! Acho que vou fazer para o niver do meu marido, parte da família, principalmente as crianças, só come comida do Japão.

    • lainefujiwara

      Oies Diana!

      Obrigada pelo carinho e faça essa receita sim, é simples, o mais trabalhoso é moldar os bolinhos, mas é tudo muito simples e fácil, tenho certeza de que todo mundo irá amar!

      beijãoooo…

  3. Cintia

    Oi Elaine!!
    Eu adoro!! 😛
    Quando era criança, batian fazia e a gente chamava de ‘coxinha de pobre’ por não ter recheio.

    Beijão!!

Deixe um comentário

