Meu Bolo de Aniversário

Oiesss pessoal!!!

Tudo bem com vocês??? Gente, semana passada foi uma loucura, correria geral, nem tive tempo de vir aqui falar com vocês, sorry! Mas o motivo vocês sabem, foi meu aniversário e aí já viu, correria para preparar minha festinha de 30 aninhos, hehehe…

Na terça-feira que foi meu aniversário mesmo, tivemos um bolo aqui na empresa, mas foi comprado, porque não deu tempo de fazer e a noite, fomos jantar num restaurante super charmosinho aqui de Marília, só eu e o Fábio e depois demos uma passada na minha mãe.

Aí sexta-feira a noite, foi a minha comemoração. Nossa, vocês não fazem ideia de quanto tempo eu não comemoro desse jeito, a última vez que comemorei foi quando fiz 27 e foi em um barzinho, só entre amigos e festa mesmo, com bolo, docinhos, salgados, acho que deve ter sido lá nos meus quinze anos, hehehe.

Então, imaginem, foi uma delícia, juntar as famílias, amigos, ter uma festa com salgados, docinhos, bolo, tudo que tinha direito, hehehe.

Mas confesso que não deu para eu “fazer” tudo, eu fiz o bolo, a decoração foi minha querida amiga Denise quem fez e fiz os salgados assados, fiz esfiha bolinha de calabresa, de presunto e queijo e fiz enroladinhos de salsicha, que depois vou postar a receita aqui. Encomendei salgadinhos fritos de uma padaria maravilhosa daqui, mini pastéis e sushi e inarizushi. Festa de japoneses, tinha que ter um toque oriental, não?!

E os docinhos foram presentes das tias do Fábio, a Patty, Rose, e dos primos, Rosinha e Petty, que fizeram com o maior carinho do mundo. Só lamento não ter tirado fotos, porque vieram todos embrulhados em bandejas, com laços, coisa linda. Mas sabe como é, anfitriã da festa, estava tão perdida, que nem foto da mesa com os salgados eu tirei, aff, tava nervosa, querendo que tudo desse certo e esqueci um monte de coisa.

Mas ta bom, no final deu tudo certo!

E chega de enrolação, vou postar a receita do meu bolo. Adaptada da receita do Richie do blog “A Cozinha Coletiva”, receita original aqui.

BOLO DE ANIVERSÁRIO DA ELAINE

Ingredientes

Creme de Confeiteiro

  • 2/3 de xícara de açúcar
  • 1/4 de xícara de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • 2 1/2 xícaras de leite integral
  • 4 gemas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • sementes raspadas de 1/2 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de extrato
Para recheio
  • 1 xícara de geleia de morango

Ingredientes do Pão de Ló

  • 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de leite integral
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar

Ingredientes para a cobertura

  • 200 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Para molhar o bolo

  • suco de 6 laranjas
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

Comece preparando o creme.

Em uma panela média, misture o açúcar, o sal e o amido e vá adicionando o leite aos poucos, batendo com um fouet para não empelotar, eu nem precisar usar o fouet, fui misturando com uma colher mesmo. Adicione as raspas da fava de baunilha (ou se for usar o extrato, deixe para adicioná-lo apenas no final), as gemas peneiradas e misture bem.

Leve a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que comece a ferver, misture mais um minutinho e apague o fogo.

Passe o creme em uma peneira, se vocês sentirem que ficaram alguns gruminhos, se tiver lisinho, nem precisa, o meu não precisou. Adicione a manteiga e se for usar extrato de baunilha, adicione agora e misture tudo muito bem, até que os ingredientes estejam todos bem incorporados.

Cubra o creme com um filme plástico e leve a geladeira por umas duas horas para firmar ou no freezer por 20 minutos.

Vamos ao pão de ló

Forre uma fôrma de fundo removível com papel manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 160 ºC, no meu forno eu usei 180 ºC, porque ele é fraquinho.

Em um recipiente, peneire a farinha, o fermento e o sal e misture. Reserve.

Em uma panela pequena, leve o leite e a manteiga em fogo bem baixo, para esquentar bem devagarzinho.

Na batedeira, bata o açúcar com os ovos, até que fique um creme claro e fofo. Adicione a mistura de farinha, fermento e sal e misture com a ajuda de uma espátula, delicadamente, para não perder a fofura do creme de açúcar e ovos.

Assim que a mistura de leite e manteiga começar a ferver, adicione a massa e vá incorporando delicadamente.

Despeje a massa na fôrma preparada e leve para assar por aproximadamente 35 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por uns 10 minutos e desenforme. Deixe esfriar por completo para utilizá-lo.

No meu caso, eu usei duas receitas dessa de pão de ló (a receita não está dobrada, eu passei de uma só mesmo), fiz em duas fôrmas, porque usei uma fôrma de 26 cm, mas se vocês usarem uma fôrma de 20 cm, uma receita deve dar, aí é só cortar ao meio.

Ganache

Em uma panela leve o creme de leite para aquecer, quando começar a ferver, desligue o fogo e acrescente o chocolate picado. Misture bem, até que esteja homogêneo. Deixe esfriar bem antes de utilizá-lo, assim ele terá uma consistência mais grossa.

Montagem

Desenforme os bolos frios e coloque um deles no prato em que irá servi-lo. Se estiver tortinho (o meu estava), ajeite cortando superficialmente, para nivelar a altura do bolo.

Molhe com a metade da  mistura de suco de laranja e açúcar.

Coloque o creme de confeiteiro por cima e espalhe por toda superfície. Depois é a vez da geleia de morango. Cubra com o outro bolo e o mesmo processo, se estiver desnivelado, corte superficialmente para deixá-lo retinho.

Molhe com o restante do suco de laranja.

Se não quiser usar suco de laranja, pode fazer com guaraná ou uma calda de água, açúcar e rum, como usei nos outros bolos.

Cubra com a ganache, deixando-a cair pelas laterais de forma irregular, apenas com o cuidado de cobrir toda superfície do bolo.

Bata o creme de leite fresco na batedeira, quando estiver quase em ponto de chantilly, adicione o açúcar e bata até a consistência de chantilly.

Cubra o bolo com o chantilly, não se preocupando em alisar demais, eu gosto de deixar sempre assim, meio irregular, ajuda a disfarçar as imperfeições.

E está pronto! A decoração foi a minha amiga Denise quem fez em chocolate.

Vamos as fotos!

Gente, fala a verdade, ficou um luxo, não?!!! Obrigada Dêeee, tinha certeza de que você iria arrasar, todo mundo AMOU!!!

Post longo esse, mas é que queria contar para você como foi meu aniversário, e nem contei metade dele, hehehe. Mas fico mega feliz em compartilhar esses momentos com vocês!

Obrigada ao carinho de todos que passaram por aqui e deixaram seus recadinhos carinhosos, amei todos!!!

Depois posto a receita dos enroladinhos de salsicha, hehehe…

Beijos enormes para vocês!!!

Anúncios

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. que tudo esse pao de ló com esse recheio!!! Eu quero!!!! Vou fazer nesse fim de semana (acho) e mando foto pra vc! bjooooo e parabéns!!!

  2. Cintia

    Olha… uma coisa eu digo, aniversário, NUNCA pode passar em branco, nem precisa aqueeela festa, mas algo pra se lembrar com carinho pra sempre.
    E se esse ‘algo’ ainda vem assim, cheio de coisas gostosas, fica melhor ainda!! 😛
    Que lindo os docinhos!!
    Esse bolo também parece estar divino!!

    Sabe que não acerto bolo branco? De chocolate vai que é uma beleza, mas branco… murcha, fica com aquela cara de cozido… ai ai ai…

    Beijão!!

    • Oiess Cintia!!!

      Sabe que meu forte também não são bolos brancos, pode ver que a maioria que eu faço são de chocolate, ehehhe. Mas resolvi arriscar dessa vez e deu certo, ufa! hahaha
      Mas continuo preferindo os de chocolate…
      Beijooo…

  3. Erika/SP

    Que festanca hein!! Aproveitou bastante, tah certo!! O bolo ficou muito lindo, e imagino que muito gostoso tbm! Parabens Elaine, felicidades mil! Beijos, Erika/SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: