E mais um FIFAFriday! Receita do dia:Torta de Carne Moída !

Olá amigosss!!!

Tudo bem com vocês??? Mais uma semana acabando, sexta-feira, dia de mais um FIFAFriday!

Bom, como disse no post anterior, ontem foi aniversário do meu irmão do meio, o Reinaldo, semana que vem, terça-feira, é o meu aniversário e depois, na outra terça-feira, é aniversário do meu irmão mais velho! Pois é, somos todos cancerianos, aff!!! Mas o lado bom, é que dizem que os cancerianos são mais apegados a família e isso somos mesmo, AMO estar com todos eles!

E esse ano para mim é super especial, vou virar “balzaquiana”, pois é, entrei na casa dos “inta”, hahaha. Meu irmão mais velho vai fazer quarenta e meu pai, esse ano faz setenta, todos números redondos, datas para comemorar, não acham? E meu irmão do meio, fez trinta e seis ontem. Ahnn tempo, pára um pouco, meus “inte” passaram tão rápido, espero que os “inta” demorem um pouco mais… hehehe.

Bom, como ontem meu irmão Reinaldo viajou, não deu para comemorar, então, vou fazer um bolo para domingo, vou fazer um bolo prestígio dessa vez, mas é surpresa, não contem para ele, ok?! hahaha…

Mas chega de enrolação e vamos a receita do dia! Levemente adaptada daqui.

TORTA DE CARNE MOÍDA

Ingredientes

  • 1 kg de carne moída (usei patinho)
  • 2 ovos
  • 3 colheres (sopa) rasas de alho triturado
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 4 folhas de repolho em tirar (comprei desse que já vem picadinho)
  • sal e pimenta do reino branca moída na hora a gosto
  • salsa a gosto
  • cebolinha a gosto
  • 4 colheres (sopa) de farinha de rosca
  • 2 tomates grandes sem semente, cortados em cubos
  • 200 g de muçarela ralada ou o queijo de sua preferência
  • 200 g de bacon picado (coloquei por conta)

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.

Em um bolw, coloque a carne moída, o alho, a cebola, a cenoura, o repolho, a salsa, a cebolinha, o sal, a pimenta do reino e misture bem. Depois acrescente os ovos, misture bem e por último a farinha de rosca.

Para testar o sal, como eu não como carne crua, eu frito uma pequena porção em uma frigideirinha. Provo e acerto o sal.

Eu usei uma assadeira redonda, de fundo removível de 26 cm, eu não forrei a fôrma, o que me rendeu uma sujeira extra. Eu fiquei imaginando que soltaria água, mas pensei que não chegaria a vazar, mas vazou. Então, para evitar esse problema, forre a assadeira com papel alumínio.

Unte com azeite e monte a base da torta com a carne preparada, não precisa subir borda, deixe tudo nivelado mesmo.

Leve para o forno pré-aquecido, por 45 minutos, no meu forno, eu deixei 10 minutos a mais. Se formar muita água, pode tirar a assadeira do forno e desprezar essa água, virando cuidadosamente a assadeira na pia. O meu formou bastante água, acho que porque coloquei bastante cebola também, aí, antes de colocar o recheio, eu tirei a água que estava em excesso.

Enquanto a base de carne da torta assa, frite o bacon em sua própria gordura até dourar, depois retire da panela e deixe escorrer em papel toalha.

Pique os tomates em cubos, desprezando as sementes, para que não soltem água quando forem para o forno.

Depois dos 45 minutos no forno, retire a base de carne e cubra com os tomates em cubos, depois o bacon , por cima a muçarela e salpiquei um pouco de orégano, só para fazer uma graça.

Volte ao forno apenas até a muçarela derreter. E tcharam! Está pronto!

Vamos as fotinhas!

Algumas observações sobre a receita, eu ralei no ralo fino a cenoura e ela sumiu, quase não da para vê-la, então, vocês podem ralar no ralo mais grosso, que ficará mais bonito as cenouras mais aparentes. Eu usei muçarela fatiada, não ralada, o que dificultou um pouco na hora de comer (para os meninos que comeram só com garfo), por isso, o ideal é a muçarela ralada mesmo. E depois de assado, a carne da uma encolhidinha na forma, é normal, tá? hehehe.

E depois que eu fiz, fiquei imaginando uma infinidade de coberturas para essa torta, pensei que poderia ter colocado uma camadinha de requeijão, que daria para fazer uma cobertura com nozes e cebola refogada, colocar outros queijos na cobertura. E outra coisa legal, deve ficar muito bom também, se colocar algumas folhinhas de hortelã picadas, pimentinha dedo de moça bem picadinha, na carne. Nossa, da para fazer o que quiser com essa receita!

Eu adorei! Os meninos adoraram também, mas sempre com a mesma conversa, de que eu tenho que fazer mais uma vez, para eles terem certeza, hahaha…

Bom, espero que tenham gostado!

Um ótimo final de semana para vocês, seus lindos e suas lindas!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Cintia

    Adorei a receita!!
    Já tá listinha do ‘fazer logo!’.

    Beijão!!

Deixe um comentário

