FIFAFriday Parte 1 – Empadão da Rosário

Hello people!

Tudo bem? Como está sendo esse começo de semana para vocês? Por aqui tudo ótimo, só essa chuvinha de volta e o frio voltando… Mas ta bom, estamos quase no inverno mesmo, o jeito é aproveitar a estação para ficar bem bonita e chique, inverno tem um certo “glamour“, não? hehehe…

Bom, como semana passada tinha uma receita na frente, não postei a receita do que fiz na sexta-feira, para o FIFAFriday e como prometi, vou postá-las essa semana. E como são duas receitas, pois é, teve bônus na sexta, hehehe, vou dividir em dois posts, ok?

Hoje vou começar pelo “Empadão da Rosário”! Confesso que não assisto a novela, mas vi essa receita em tantos lugares, que resolvi fazê-la.

Nunca tinha feito empadão, esse é o meu primeiro e me surpreendeu, todo mundo adorou. Até o Fábio, que eu “achava” que não gostava de massa podre, AMOU! Pois é, até me disse para fazer sempre essa receita, hahaha.

A receita original é do chef Ecio Cordeiro de Mello, mas é a mesma que está em todos os sites, eu peguei aqui.

EMPADÃO DA ROSÁRIO 

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo (usei meia xícara a mais)
  • 200 g de manteiga de boa qualidade
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 gemas
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Recheio

  • 500 g de frango cozido e desossado (eu usei desfiado)
  • 2 cebolas picadas (usei cebola roxa)
  • 6 tomates sem pele e sem sementes (usei com pele e com semente)
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • 1/2 xícara de azeitonas verdes sem caroço
  • 1 lata de milho verde (coloquei por conta)
  • 2 colheres (sopa) de salsinha
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha (coloquei por conta)
  • 1 copo de requeijão de boa qualidade
  • 6 colheres de azeite de oliva (coloquei a olho)
  • sal a gosto
  • pimenta do reino branca moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Recheio

Vamos começar pelo recheio, para que ele possa ir esfriando, para podermos utilizá-lo.

Eu não tinha reparado que o frango era cozido e cortado em pedaços, fui fazendo e acabei desfiando, quando vi, já tava tudo desfiado, hehehe.

Em uma panela, refogue o alho e o azeite. Acrescente o tomate picado e deixe ele dar uma apurada. Acrescente o frango desfiado, misture bem e deixe o tomate dar uma reduzida.

Acrescente o milho e a azeitona, tempere com sal e pimenta do reino branca moída na hora. Adicione o requeijão cremoso e misture até que esteja tudo homogêneo.

Deixe esfriar bem, para usá-lo. Eu coloquei um pouco na geladeira, para esfriar mais rápido.

Massa

Peneire a farinha em um recipiente e faça uma covinha no meio. Acrescente a manteiga em temperatura ambiente, o sal e misture bem, até que fique uma massa homogênea.

Caso sua manteiga não esteja em temperatura ambiente, eu coloco 15 segundos no microondas, viro a manteiga e coloco mais 15 segundos. Mas claro, pode variar de microondas para microondas, vá testando de 10 em 10 segundos, até saber o ideal. No meu ele fica em temperatura ambiente com esse tempo, em ponto de pomada, como dizem.

Conforme fui amassando a massa com as mãos, notei que precisaria um pouco mais de farinha para chegar no ponto ideal, estava muito mole, grudando, aí fui colocando mais farinha, pouco a pouco, até dar o ponto de uma massa homogênea e que não gruda nas mãos.

Montagem

Utilize uma fôrma de fundo removível ou um vasilhame de vidro redondo de sua preferência. Corte um pouco mais que a metade da massa e espalhe pela fôrma, moldando com as mãos, forrando o fundo e as laterais. A massa vai ficando mais mole, conforme vamos manuseando-a, por conta do calor de nossas mãos e quebradiça mesmo, por isso é um pouquinho trabalhoso fazer esse fundo.

Coloque o recheio frio generosamente na fôrma. Com a outra parte da massa, cubra todo o recheio, fechando por completo a torta. Vá abrindo a massa em pedaços pequenos, na mão mesmo, e vá “remendando” a tampa. Podem ficar tranquilos, que depois de assado, nem da para ver os remendos.

Misture as duas gemas com o azeite e com a ajuda de um pincel, cubra toda a superfície do empadão.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 ºC, por aproximadamente 30 minutos. Eu usei o forno elétrico, depois dos 30 minutos, como ainda estava meio branquinho em cima, eu liguei o dourador e deixei mais 10 minutinhos, que deram essa cor linda para ele.

Vamos as fotinhas!

Gente, que delícia! Esse requeijão no recheio, da uma cremosidade, um sabor, tuuudo de bom!

Façam que vocês irão AMAR! Aliás, façam, tirem fotinhas e depois me enviem, para o “Testado e Aprovado!”, meu email: elainefujiwara@hotmail.com.

Uma ótima semana a todos!!!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Cintia

    Eu ando virando uma noveleira daqueeelas… ahahaha!! 😛

    Que delícia!!
    Empadão, eu coloco 1 gema na massa pra não ficar tão quebradiça, difícil de trabalhar. Mas muda um pouco o sabor.
    Empadinha, já fiz assim, é bom demais!!

    Beijão!!

    • Oiess Cintia!

      Sabe que fiquei pensando nisso, se colocasse uma gema, como ficaria, hehehe. Agora já sei! hehehe…

      Essa massa é muito boa mesmo, só um pouco trabalhosa. Mas sabe que nunca fiz empadinha? Vou tentar qualquer dia! Essa massa deve ficar ótima!

      Beijoooo…

  2. Nádima mendes

    fiz essa receita duas vezes e ficou uma delicía ,porém duas outras vezes a massa fica quebradiça e eu não consigo abrir ….oque devo fazer ??? bjinhos

    • Oi Nádima!

      Obrigada pelo carinho e pela visita!

      Então, as vezes se a manteiga está muito mole, ela acaba pedindo que você coloque um pouco mais de farinha para dar o ponto, mas cuidado, vá colocando bem de pouquinho, porque farinha demais também não fica bom, hehehe. Amasse bem, até que fique uma massa homogênea e que não grude nas mãos.

      Mas mesmo que ela fique quebradiça, você pode ir montando sem abrí-la mesmo, vai grudando pedaço por pedaço de massa e moldando na assadeira, que depois de assado, ela ficará uniforme.

      Espero ter ajudado…

      Beijão querida, uma ótima semana para você!

  3. Samuka

    Eu acho legal além de por a receita que alias parece muito boa por video mostrando como faz

  4. Cybelle

    Olá Elaine, aqui vai umas dicas que eu sempre uso: para abrir massas (tortas, biscoitos e etc…) abra um saco plástico em duas partes, coloque a massa entre eles e abra com um rolo para massa e tanto forre a fôrma como também faça a tampa e assim fica muito fácil modelar; para que a massa não fique tão quebradiça geralmente eu acrescento um pouco da clara do ovo. você pode deixar a massa na geladeira por + ou – 30 minutos que ela fica melhor de modelar. Eu uso a manteiga gelada e vou misturando delicadamente com as pontas dos dedos e só depois uso as mãos para dar o ponto na massa. As vezes pode ser necessário usar um pouco mais de farinha pois com o calor das mãos deixa ela um pouco oleosa mas logo chega no ponto. Eu sempre faço empada usando uma receita parecida com essa a diferença é que não acrescenta o azeite, e uso um pouco de clara. Espero que essa dica lhe sirva. Gostei muito do seu espaço culinário e eu nem sei como cheguei até aqui só que estou gostando muito das suas aventuras culinárias. Até breve, Cybelle.

Deixe um comentário

