FIFAFriday GOURMET – Risoto + Batata Gratinada

Oláaaa pessoal!

Sexta-feira friiiaaa, Deus do céu, foi difícil trabalhar hoje, as mãos gelavam, estava difícil de digitar, brrrrr… hehehe. Mas agora já estou no calor do meu quarto, aquecedor ligado, tudo quentinho por aqui…

Hoje dia de FIFAFriday, estava programado um churrasco, mas o frio que fez aqui em Marília hoje, nos fez desistir dessa ideia, ninguém iria querer ficar lá fora no frio cuidando das carnes, né?!

Então, resolvi fazer um prato quente, comidinha mesmo, aí esse friozinho me sugeriu um risoto e apesar de ser prato único, eu sou uma pessoa um pouco exagerada, vocês sabem, resolvi fazer também um gratinado de batata para acompanhar.

Na verdade o risoto eu já passei para vocês, foi o primeiro risoto que eu fiz na minha vida, as fotos que tirei dele anteriormente, não ficaram muito bonitas, mas a receita é a mesma, só não usei tomilho, nem manjericão e também descartei o parmesão, para não ficar muito forte. E o resultado foi excelente, um risoto bem cremoso, saboroso na medida certa. Vou postar as fotos do risoto, mas a receita vocês podem pegar aqui.

E a receita de hoje é o gratinado de batata, que eu AMEI, nunca tinha feito desse jeito, com as batatas fatiadas finas e o resultado foi delicioso.

Receita original, peguei do Blog Cozinha Pequena!

Vamos lá!

BATATAS GRATINADAS

Ingredientes

  • 500 g de batatas (usei um pouco mais que isso, acho que uns 700 g)
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • 300 ml de leite integral
  • 3 ovos
  • 200 g de queijo gruyére ralado no ralo fino
  • 1 dente de alho
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • noz moscada a gosto

Modo de preparo

Descasque as batatas e fatie-as com um ralador ou se não tiver, corte com a faca mesmo, mas tem que ser na espessura de uns 3 mm aproximadamente.

Corte o alho ao meio e esfregue por todo refratário, isso dará um sabor super especial para o gratinado. Depois unte com um pouco de manteiga o fundo. Reserve.

Em uma panela, misture o creme de leite, o leite, os ovos levemente batidos e as batatas fatiadas. Leve ao fogo baixo e tempere com sal, pimenta do reino branca moída na hora e noz moscada a gosto.

Deixe cozinhar por uns 4 minutinhos. Com a ajuda de uma escumadeira, retire a batata da panela e distribua uniformemente pelo refratário reservado. Depois despeje o creme sobre as batatas e por cima o queijo gruyére ralado.

Leve para assar em forno pré-aquecido 180 ºC até dourar, o meu demorou uns 45 minutos.

Eu amo batata, gratinada desse jeito então, tuuudo de bom!

Vamos as fotos!

Gente! Fala sério, que cor mais linda!!! Esse queijo por cima, hummm, sem palavras!

Façam que eu tenho certeza que vocês irão gostar!

Depois tirem fotos e me contem como ficou! Para entrar na nova seção do blog, “TESTADO e APROVADO!”.

Um ótimo final de semana para vocês!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Bruna

    hummmmmmmmmmm amo batatas….
    bjs
    Bruna Ouro Fino MG
    Obs…aqui ta um frio lascado tbm..rsrsr

  2. Vou guardar a receita para a expeeirimentar no Inverno. Sempre gostei de batatas gratinadas. E estas têm um aspecto…
    http://www.tiaguida.com/blog

  3. Cintia

    Adorei a receita, tá na pastinha “a testar” dos favoritos!! 😀

    Beijão!!

Deixe um comentário

