Bolo Delícia de Limão

Oiess pessoal!

Que tempo feio é esse? Se tem uma coisa que eu não gosto é de chuva, ainda mais assim, sem parar… São Pedro da um tempinho aí, faz um solzinho aparecer no feriado, hehehe.

Ainda mais que essa semana começa a Festa da Cerejeira em Garça, tradicional festa japonesa aqui do interior, vem pessoas de todo estado ver as flores das Cerejeiras ou famosas Sakura como se chama em japonês.

Bom, uma coisa que eu gosto dessa estação é que começa a temporada de morangos e gente, eu AMO fazer geleia de morango, faço e vou dando para todo mundo, acho um ótimo presente, não tem quem não goste. Eu já fiz duas vezes, mas ainda não dei para ninguém, foi para consumo próprio mesmo, hehehe. Por falar nisso, comi geleia com o bolo que vou passar a receita hoje também, tudo de bom!

E sim, lá vem eu com mais uma receita de bolo, hehehe. Há muito tempo estava querendo testar essa receita, mas quando ia fazer um bolo, acabava sempre indo para outro bolo, até que esse final de semana, resolvi finalmente fazer.

Esse bolo é a receita mais famosa da Rita Lobo, e tem razão, é muito fácil de fazer e fica maravilhoso, muito fofo, saboroso, perfuma a casa inteira.

Vamos lá!

BOLO DELÍCIA DE LIMÃO

Ingredientes

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 1 xícara de leite
  • raspas de 2 limões
Calda
  • 1/3 de suco de limão
  • 2/3 de açúcar
 Cobetura
  • 1 lata de leite condensado
  • suco de três limões pequenos

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno em 180 ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio e reserve.

Em um recipiente, peneire a farinha, o fermento e o sal, misture tudo e reserve.

Peneire o açúcar também e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente, até que fique clara e fofa (eu nunca tinha feito desse jeito, sempre bati a manteiga já com o açúcar, achei que não fosse ficar fofa a manteiga, mas não é que a danada ficou mesmo). Acrescente o açúcar e bata até misturar tudo, acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.

Abaixe a velocidade da batedeira, acrescente a farinha de trigo com o fermento e sal, intercalando com o leite. Depois que estiver bem homogêneo, pare a batedeira e acrescente as rapas de limão. Mexa com ajuda de uma espátula.

Despeje a massa na forma untada e enfarinhada. Para nivelar, gire rapidamente a forma, não precisa ficar lisinho em cima, basta que a massa esteja nivelada.

Leve para assar por aproximadamente 45 minutos. Como meu forno é mais fraquinho, levou 10 minutos a mais, 55 minutos.

Para a cobertura. A primeira opção e original da receita, é uma calda, um glacezinho, é só misturar 1/3 de xícara de suco limão peneirado com 2/3 xícara de açúcar.

A segunda opção é uma cobertura mesmo, misture ao leite condensado com o suco de 3 limões peneirados, se não quiser muito azedinho, vá colocando aos poucos o suco de limão e provando até o ponto que vocês gostarem.

Depois de pronto o bolo, espere uns 5 minutinhos e desenforme. Espalhe a calda bem devagar, para que o bolo absorva bem a caldinha.

A cobertura, vocês podem esperar o bolo esfriar um pouco mais, para então cobri-la com a minha sugestão de cobertura.

Ambos os resultados foram maravilhosos. Outra sugestão, eu fiz um bolo com a calda e servi com geleia de morango caseira, gente, combinação perfeita! Delícia!

Vamos as fotos!

Primeira foto no canto superior esquerdo, é a manteiga batida, já fofa. A Foto do canto superior direito, é da massa que fica linda e do meu fiel “caderninho” de receita. No canto inferior esquerdo, o bolo saído do forno e no canto inferior direito, o bolo desenformado.

Com cobertura de leite condensado e limão

Olha a fofura desse bolo. Esse foi feito só com a calda

Com geleia de morango

Gente, que delícia de bolo, vale a pena fazer, super fácil, e o resultado é maravilhoso.

Eu fiz dois bolos, um com a calda de limão, que ficou comigo e outro com a cobertura de leite condensado e limão, que eu mandei para minha mãe.

A cobertura é uma sugestão minha, não é para fazer a calda e cobertura em um bolo só, senão fica doce demais, vocês podem escolher entre colocar apenas a caldinha ou a cobertura.

Ahn, apesar de eu ter colocado uma foto do bolo desenformado, eu não costumo deixar ele daquele jeito, eu prefiro deixar do contrário, acho que fica mais bonito. Mas isso é questão de gosto, não interfere em nada, então, façam do jeito que vocês preferirem.

Uma ótima semana à todos!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Caroline Martins

    Oi Elaine (:
    Aproveitando que você postou a receita de um bolo de limão vou deixar uma sugestão de bolo aqui pra você.. Bolo verde de limão. Já fiz uma vez, ele fica verdinho, fica lindo, fofinho e muito gostoso, acho que você vai gostar de fazer (:
    A receita ta nesse link:
    http://www.receitas.com/bolo-verde-4f884ffca1ac9e274900fa64
    Dá uma olhadinha!
    Beijo ;*

  2. Já fiz o seu bolo e já postei. 🙂 Delícia, super obrigada pela receita.

    Eli

  3. Alô, primeira vez por aqui, gostei muito. E adoro bolo de limão, vou fazer esta receita em breve. Abraços

  4. Caroline Martins

    Oi Elaine, então… tava dando uma olhada nas receitas de bolo aqui e percebi que nas receitas você usa manteiga.. tem algum problema usar margarina? Muda em alguma coisa? Na receita de cookie com gotas de chocolate também é com manteiga, pode ser usado margarina?
    Beijo ;*

    • Olá Caroline!

      Pode substituir por margarina sim, o que muda um pouco é o sabor, porque a manteiga é um pouco mais forte. Mas fica ótimo com margarina também, é até um pouco mais saudável.

      Beijos querida!

  5. Cintia

    Que massa linda, Elaine!!
    Parece mais uma cobertura!!
    Só fiz bolo de limão uma vez, e foi essa receita: http://www.aromasesabores.com/2010/05/bolo-ingles-pound-cake-de-limao.html, ficou uma delícia!!
    Testarei a sua!!

    Beijão!!

  6. Pingback: TESTADO e APROVADO! | brazilianspice

  7. Márcia Corrêa

    Olá Querida Elaine,
    As raspas de limão não deixam meio amarga a massa? O bolo está lindo, lindo!

    Bjo,

    Márcia

    • Olá Márcia!!!

      As raspas não deixam amargo não, você só precisa tomar cuidado para não raspar a parte branca, tem que ser só a parte verdinha.

      Pode fazer tranquila, que esse bolo é uma delícia, eu já fiz váaaarias vezes… heheheh…

      Beijão querida!

Deixe um comentário

