Frango Xadrez

Oiessss!!!

Tudo bem com vocês?

Andei sumida porque aconteceu algo muito triste semana passada, uma tia minha, muito querida, infelizmente nos deixou. Ficamos todos muito abalados e tristes com sua partida, deixará muita saudade, mas tenho certeza de que onde ela estiver, vai estar olhando por todos nós. Descanse em paz tia, vamos sentir muito sua falta…

Sexta-feira passada, dia 25, fez um ano que comecei a escrever o blog, um ano contando desde o primeiro blog, o “Cozinha da Empresa”, estava planejando fazer uma receita especial de aniversário, mas com os acontecimentos, nem tive ânimo para ir para a cozinha, nem para vir aqui falar com vocês, aí acabou passando batido.

Mas quando completar um ano de “Brazilian Spice”, vou prepara algo beeem especial para compensar, hehehe.

E outro motivo para a minha ausência, é que o Sr. meu namorado, Fábio, anda ocupando por bastante tempo meu computador a noite, pois é, depois que lançou o jogo “Diablo”, o danado não sai daqui. Eu nem curto esses jogos, nem conheço, mas segundo ele, demorou 12 anos para lançar esse jogo, então, estava a maior expectativa sobre esse lançamento. Aí já viu, só estou escrevendo agora, aproveitando que ele foi tomar banho.

Mas vamos a receita de hoje, esses dias o Fábio me pediu para fazer Frango Xadrez, eu tinha uma vaga ideia de como era feito, mas confesso que me surpreendi um pouco com algumas receitas.

Dei uma boa pesquisada pela net, e achei as mais variadas versões, muitas que eu nunca tinha visto, porque para mim, frango xadrez vai frango, pimentões coloridos, cebola e amendoim, e tinha várias receitas com um monte de ingredientes. Não tirando o mérito, devem ficar boas também, mas eu queria uma receita simples, fácil e bem tradicional.

Foi então que cai nesse vídeo do youtube e encontrei o que eu queria, uma receita simples, tradicional e deliciosa.

Vamos lá!

FRANGO XADREZ

Ingredientes

  • 1/2 kg de peito de frango cortados em cubos médios
  • 1/2 pimentão vermelho picado em cubos
  • 1/2 pimentão amarelo picado em cubos
  • 1/2 pimentão verde picado em cubos
  • 1 cebola médica, picada em cubos
  • 2 talos de salsão cortado em cubos
  • 2 talos de cebolinha da grossa, cortado em pedaços grandes
  • 1 ovo
  • sal a gosto
  • pimenta do reino a gosto
  • maisena quanto baste
  • 1/2 litro de óleo de canola

Caldo

  • 20 ml de shoyu
  • 400 ml de água
  • sal a gosto
  • ajinomoto a gosto
  • uma pitada de açúcar

Modo de Preparo

Primeiro vamos preparar o frango. Em um bolw tempere o frango com sal e pimenta do reino branca moída na hora, ou o tempero de sua preferência. Acrescente um ovo e misture bem, vá adicionando maisena aos poucos, até que fique não muito firme, nem muito mole, tem que estar consistente o suficiente, para que esteja bem aderido ao frango (assistam o vídeo, lá da para ter uma ideia do ponto). Reserve.

Agora vamos ao molho, em uma panela wok, coloque o molho shoyu, a água, o sal, o ajinomoto e o açúcar de deixe ferver. Acrescente uma colher bem cheia de maisena, dissolvida em um pouco de água e deixe engrossar. Reserve.

Esquente bem o óleo em uma panela funda e coloque o frango, mexa o tempo todo com ajuda de uma colher de pau ou escumadeira, para que os frangos não fiquem grudados. Depois de bem fritos, já douradinhos, retire-os da panela e deixem escorrer em    papel toalha.

Deixe o óleo esquentar novamente e acrescente os pimentões, a cebola e o salsão e deixe fritar até ficar al dent. Escorra em papel toalha também, para tirar o excesso de óleo.

Enquanto os legumes fritam, ligue a panela com o molho no fogo bem baixinho para ir esquentando, acrescente o frango, os legumes e por último a cebolinha. Misture bem, até que todos os ingredientes estejam envoltos ao molho.

Na hora de servir, salpique amendoim torrado por cima.

Sirva com arroz branco.

Eu servi com arroz japonês, feito com água e sal apenas, ele fica mais grudadinho, para comer com hashi.

Cometi um pequeno “erro” nessa receita, deveria ter cortados os ingrediente num tamanho maior, para que fosse possível comer com mais facilidade de hashi e ficassem um colorido mais aparente. Como eles ficaram pequenos, dificultou para comer com o hashi, mas claro, nada que tenha interferido o sabor do prato.

Na verdade, eu particularmente prefiro assim, menores, não sou muuuito fã de pimentões, dessa forma, os ingredientes se misturam mais, hehehe.

Gente, ficou muito melhor que esses comprados por aí, o molho é delicioso e o frango frito antes, fica daquele jeito maciiiooo, saboroso, muito bom.

Assim, não é um prato nada light, mas de vez em quando é bom, vale a pena fazer em casa.

Espero que tenham gostado, eu amei essa receita, super simples, fácil e deliciosa!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Cintia

    Infelizmente essas coisas fazem parte da vida né… 😦

    Diablo? Fala pra ele não abandonar o Fifa, senão, cadê as receitas??

    Frango xadrez muy rico em amendoim!! 😀
    Também não sou muuuuito fã de pimentão não, mas que deixa o prato lindo, deixa!!

    Beijão!!

    • Oies Cintia!

      Pois é, infelizmente essas situações fazem parte da vida. Obrigada pelo carinho!

      Então, essa semana vai ter FIFA sim, só não sei se vai dar tempo de eu fazer alguma coisa, pois tenho médico marcado a tarde, mas vamos ver… hehehe…

      Beijos querida!

  2. Parece ter ficado uma delícia! Tentarei fazer qualquer hora. Sempre quando vou comer frango xadrez (ou yakisoba), já vou esperando o mesmo gosto do China in Box … em restaurantes até evito pedir para não me decepcionar… não sei se isso é bom ou ruim! rsrsrs

    Meu namorado também é da área de informática e igualmente fã do Diablo. Na época do lançamento do Diablo 2 (os 12 anos atrás), cheguei a ficar com ódio do joguinho! Ele ficava jogando e me deixava vendo TV…kkkkkkk.

    Adoro seu blog!
    Bjos! 🙂

    • Oiess Dani!

      Seu namorado também gosta de Diablo, imagino que ele deve estar doido com o lançamento desse novo, o meu que nunca jogou antes, ta fissurado. Mas agora ele virou, acho que diminui um pouco o ritmo, hahaha, ou não, vai saber… kkkk

      E faz sim o frango xadrez, fica uma delícia, nada como uma comidinha feita em casa!

      Obrigada pelo carinho!

      Beijos querida!

  3. Iris

    Olá Elaine,td bom?
    Fiz o frango xadrez na janta e a família A-M-O-U!!!Aliás já fiz também a fogazza deliciosa.
    Vc acha que a carne com brócolis pode ser feita da mesma maneira que o frango xadrez?
    Obrigada por compartilhar.
    bjus
    Iris

    • Oi Iris!

      Tudo bem e vc?

      Que legal que você fez, eu acho um carinho enorme quando a gente prepara um almoço ou jantar para família ou amigos, adoro!

      Com relação a carne com brócolis, é um pouco diferente, ela não é passada na maisena e frita, ela é frita direto na frigideira, junto com os demais ingredientes, mas o molho você pode fazer da mesma forma.

      O frango é feito desse jeito, para que ele não perca a umidade e fique macio por dentro, já a carne não tem essa necessidade. Mas claro, se você quiser tentar fazer igual, não tem problema nenhum também, depois vc me conta como ficou.

      Obrigada pelo carinho, fico feliz que meus leitores estejam testando as receitas do meu cantinho, fico super orgulhosa, hehehe…

      beijão querida!

Deixe um comentário

