FIFAFriday com FEIJOADA!

Oiesss pessoal!!!

Tudo bem? Comigo tudo ótimo, já passou a turbulência da gastrite, agora é paz! hehehe…

Faz duas semanas que eu não fazia nada para o pessoal do FIFA, por conta da minha crise de gastrite. E eles acabaram ficando nos lanches e pizzas essas duas últimas sextas-feiras, mas para compensar, aproveitando o friozinho que caiu aqui em Marília, hoje fiz FEIJOADA!

Na quarta-feira o Fábio falou se que não poderia fazer feijoada para o FIFA, eu nunca fiz uma feijoada, mas sempre tem a primeira vez e eu adoro testar coisas novas. Eu sei como a minha mãe faz, mas queria encontrar um jeito mais light para fazê-la. Pesquisei, pesquisei, juntei tudo que vi e fiz desse jeito que vou explicar, o resultado foi excelente, bem recheada, leve e saborosa.

Vamos lá!

FEIJOADA LIGHT DA ELAINE

Ingredientes

  • 1 kg de feijão preto
  • 200 g de costelinha de porco salgada
  • 200 g de costelinha de porco defumada
  • 300 g de bacon
  • 500 g de charque
  • 3 gomos de calabresa
  • 2 gomos de paio
  • 1 cebola média picadinha
  • 1/2 cabeça de alho picadinho
  • 1 copo americano de azeite

Modo de Preparo

Pegue a costelinha salgada, lave bem e deixe de molho em água com gelo, na geladeira, trocando a água a cada 3 horas (a noite não precisa, hehehe), para dessalgar bem.

Faça o mesmo com o charque, eu prefiro a peça traseira, que costuma ser mais bonita, dessalgue separadamente das costelinhas.

Escolha o feijão se necessário e deixe de molho por aproximadamente 12 horas.

Primeiro coloque o charque na panela de pressão e leve para cozinhar por aproximadamente 20 minutos após pegar a pressão. Retire o excesso de gordura e pique do tamanho de sua preferência, eu piquei em cubos, a quantidade reduz bastante, então não tenha medo de usar um pacotinho de 500 g inteiro.

Enquanto o charque está na panela de pressão, coloque as costelas de porco que ficaram dessalgando e a costela de porco defumada, em uma panela grande com água e leve para cozinhar por aproximadamente 1 hora em fogo alto. Isso irá ajudar a tirar boa parte da gordura da costela. Depois disso, retire o excesso de gordura das costelas e mantenha-as inteiras.

Afervente as calabresas de o paio para tirar o excesso de gordura delas também, descasque e pique, reserve.

Em uma panela beeem grande, porque vai render muito, coloque o feijão e cubra até uns 3 dedos de água acima do feijão, leve para o fogo e deixe ferver. Quando estiver quase fervendo, acrescente as costelinhas inteiras e deixe cozinhando lentamente junto com o feijão.

Repararam que eu não coloquei o feijão na pressão, vou cozinhá-lo devagar no fogo brando. Quando as costelinhas estiverem molinhas, retire-as da panela e pique-as no sentido do comprimento do osso e volte-as para a panela.

O bacon eu gosto de tirar o couro, piquei em pedaços não muito pequenos, para não sumir na feijoada e dei uma leve fritada em uma panela antiaderente, sem nada de óleo. Depois acrescentei à feijoada.

Por último, coloque as calabresas e o paio, que já foram pré-cozidos e deixe cozinhar com o feijão.

Quando o feijão estiver quase no ponto, em uma panela coloque o azeite e doure o alho e a cebola, acrescente duas ou três conchas de feijão e dê uma leve amassadinha para engrossar o caldo, deixe cozinhar por uns 10 minutinhos.

Volte o feijão com os temperos na panela e deixe cozinhar por mais uns 30 minutos, ou até que o caldo chegue no ponto de sua preferência. Eu gosto bem encorpadinho.

Acerte o sal e está pronto.

Eu não usei folhas de louro, porque o Fábio não gosta, mas vocês podem colocar no momento do tempero, quando você refoga o alho e a cebola com as conchas de feijão.

Também não usei laranja, achei que não iria fazer muita diferença, já que eu tirei boa parte da gordura das carnes anteriormente.

Ahn! Enquanto o feijão vai cozinhando, vai surgindo uma espuminha por cima, vá retirando com a ajuda de uma escumadeira, que é gordura. No meu caso, soltou bem pouco, porque já estava tudo previamente ferventado.

Para acompanhar, arroz branco, vinagrete, farofa e claro, uma couve-manteiga picadinha refogada com alho e azeite.

Vamos às fotinhas!

Só rendeu essa panelinha aqui… kkk

A foto não ficou muito boa, porque o caldo escorregou um pouco e meu arroz desmoronou antes da foto. Mas a vontade de comer era tanta, que não deu tempo de montar outro prato… hahaha

Gente, nem deu tempo de tirar foto do pessoal com a feijoada, tava todo mundo preocupado em comer, que esquecemos da foto. Então, segue uma foto da minha Suzinha linda!!! hahaha…

Gente, para uma primeira feijoada, acho que o resultado foi aprovado, pelo menos todo mundo adorou! E não ficou aquela coisa pesada, não coloquei pele, orelha, joelho, essas coisas, porque eu particularmente não gosto e queria uma versão light.

E devo dizer que a costelinha de porco defumada, foi um super achado, porque deu um sabor muito especial para a feijoada, se vocês encontrarem, comprem, que fica uma delícia!

Dizem que feijoada sem essas coisinhas não é feijoada, mas eu acho que a gente tem é que fazer do jeito que a gente gosta, não é verdade? E hoje em dia, não podemos abusar muito de comidas pesadas e essa feijoada da para matar a vontade, sem ficar com peso no estômago, nem na consciência, hehehe…

Espero que tenham gostado.

Um ótimo final de semana à todos!

Beijos, beijos, beijos…

Anúncios

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Vânia Ogawa

    Nossa…que feijoada suculenta, Elaine! Feijoada é tudo! (Sou carioca hehe)
    Não dá para acreditar que é a primeira vez que você fez . Ficou perfeita!
    Aliás, parabéns pelo lindo Blog e suas receitas maravilhosas! Já me tornei assídua! 🙂

    Que coisa mais fofa é a Suzinha! E que bigodes looongos, né?
    Beijos,
    Vânia

    • Oiess Vânia!

      Obrigada pelo carinho e te garanto que foi a primeira vez, hahaha, mas ficou muito boa, pelo menos todo mundo comeu bastante! hehehe…

      Vc viu a Suzi, linda né?! Mas o que tem de linda, tem que personalidade forte, hahaha… mas eu a amo mesmo assim…

      Beijos querida!

  2. Bruna

    Oi Laine querida q bom q esta melhor tbm ja tive gastrite..vai se acostumando q de agora em diante se nao cuidar ela apita viu..rsrsr…sua feijoada ficou com uma cara otima aqui em MG ta um frio danado…o duro q viramos umas baleias no inverno..mas mudando de pato pra ganso..kk…vc ja assistiu o filme Kung Fu Panda?? Minha filha tem o 1 e o 2 pois bem no filme mostra uns pasteis q o panda come q meu Deus da agua na boca..vc nao saberia a receita nao???So nao sei se é japones ou chines achoooo q é chines…mas se vc souber passa pra gente a receita ta…bjs…Bruna Ouro Fino MG

    • Oiess Bruna!

      Já assisti o filme sim, mas não estou me lembrando direito dos pasteizinhos, mas vou dar uma pesquisada e te falo depois… hehhehe…

      Obrigada pelo carinho!

      Uma ótima semana para você!

      Beijooooo…

  3. Cintia

    Feijoada com aquelas partes peculiares do porco não me agrada não. Essa sua parece estar uma delícia!! Deu vontade!!
    Nunca fiz feijoada. Só cassoulet. Já fez?

    E essa gatinha fofa? Que gostosinha!!

    Beijão!!

    • Oiess Cintia!

      Para uma primeira feijoada o pessoal falou que ficou muito boa, bem leve. Cassoulet nunca fiz, vc tem uma receita boa para me passar?

      E a Suzi é linda mesmo, mas é chaataaa, gênio forte, hahaha…

      Beijoooo…

  4. Fiquei sem fala – as fotos ficaram ótimas e adorei ver sua panela de feijoada. Uiii que dilícia! Feijoada é tudo, tudo, tudo de bom e mais um pouco. 🙂

    Eli

    • Oiess Eli!

      Nossa, nunca consigo fazer nada pouco, sempre faço um mooonteee… hahaha. A intenção não era fazer aquela panelona, mas no fim, vai juntando os ingredientes, quando você vê, já ta cheia a panela.

      Obrigada pelo carinho de sempre!

      Beijooo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: