Sopa de Mandioquinha

Oiesss pessoal!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo, dei uma sumida, mas estou de volta!

Queria agradecer a força que todos me deram, a endoscopia foi realmente tranquila, eu apaguei enquanto a enfermeira aplicava o calmante e só acordei bem depois de ter terminado tudo.

Aliás, fiquei tão dopada, que nem lembro como me tiraram da sala de endoscopia e me colocaram sentadinha na sala de descanso. Meu irmão disse que eu não falava coisa com coisa, repetia tudo várias vezes, disse que eu coloquei a jaqueta, depois fiquei perguntando quem colocou a jaqueta em mim, hahaha, nossa, devia estar muito ruim. E o mais estranho ou engraçado é que mesmo estando acordada, não lembro de nada, não lembro como sai do hospital, como guiei meu irmão até a farmácia, muito menos o que falei durante o caminho de volta para casa (fiz o exame em Garça), e meu irmão afirma que eu estava acordada o tempo todo, coisa de doido!

Amanhã tenho retorno e vou saber o resultado, mas Graças a Deus estou bem melhor, sábado acordei sem dor nenhuma e de lá para cá, não tive mais nada. Continuo fazendo a dieta, embora no domingo tenha saído um pouco dela e comido uma bela de uma feijoada. Ahnn, mas eu merecia, depois de uma semana só na sopinha, salada, arroz com arroz, uma feijoada da sogrinha não dava para recusar, mas comi moderadamente e não tive nada depois, ufa! hehehe…

Bem, mas vamos falar da receita de hoje, esses dias que esfriou, tenho feito bastante sopa, missoshiru, caldos quentinhos, que são super reconfortantes nesse frio maluco de outono, e na correria, não tive tempo de tirar fotos, para poder passar as receitas para vocês, mas hoje deu tempo, e fiz essa sopa de mandioquinha ou caldo se preferirem para a janta.

Vamos lá!

SOPA OU CALDO DE MANDIOQUINHA

Ingredientes

  • 200 g de filé mignon (comprei uma bandeja de medalhões e piquei em cubos médios)
  • azeite a gosto
  • 750 g de mandioquinha
  • 2 batatinhas médias picadas
  • 1 cenoura média picada
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 3 dentes de alho picadinhos (sim eu adoro alho, mas pode colocar menos se preferir)
  • salsinha a gosto
  • pimenta do reino branca moída na hora a gosto
  • sal ou tempero pronto quanto baste (eu usei meia colherzinha de um tempero pronto que a batian do Fábio faz)
  • 2 colheres (sopa) de creme de ricota
  • 4 folhas de couve manteiga picada fininha

Modo de preparo

Separe uma mandioquinha de uns 150 g e pique em cubos pequenos, o restante leve para cozinhar em água com sal. Coloque as mandioquinhas descascadas na panela, coloque água cobrindo uns 3 dedos acima da mandioquinha, cozinhe até ficarem macias.

Em um liquidificador, coloque as mandioquinhas junto com a água do cozimento e bata até que fique um creme homogêneo. Reserve.

Em outra panela, leve para cozinhar em água com uma pitadinha de sal, a cenoura, a batatinha e a mandioquinha picada, colocando para cozinhar na ordem acima, dando uma diferença de uns 5 minutos entre uma adição e outra. Cozinhe até que fiquem al dent. Escorra e reserve.

Pique o filé mignon no tamanho mais ou menos que vocês picaram os legumes, com exceção da cenoura, que eu piquei menor. Em uma panela coloque o azeite e a carne, deixando ficar bem douradinha e com aquela crostinha que vai formando na panela (é isso que vai dar o gostinho depois), acrescente a pimenta do reino moída na hora, o tempero pronto ou sal ou se preferir também pode ser um caldo de carne (é que eu prefiro temperos naturais, se der para evitar caldos industrializados eu sempre evito) a cebola e o alho e deixe refogar bem.

Adicione os legumes, refogue um pouco para pegar os sabores e acrescente um pouco de água, coisa de meio copo, deixe ferver um pouco e adicione a o creme de mandioquinha batido no liquidificador.

Deixe apurar por alguns minutinhos, acerte o sal, adicione o creme de ricota e acrescente a salsinha picada a gosto.

Separadamente, eu dei uma leve refogada na couve picada com um fiozinho de azeite, um tiquinho de cebola e alho e sal.

Para servir, coloquei a couve por baixo, a sopa por cima e salpiquei um pouco de salsinha e ricota defumada temperada (que dá um sabor incrível à sopa), se não encontrar, pode ser qualquer outro queijo de sua preferência.

E tcharam, esse é o resultado.

Gente, não sei vocês, mas eu AMO uma sopinha com um caldo beeem encorpado, nesse friozinho, tuuudo de bom. E eu também adoro couve, acho essa combinação maravilhosa, não precisa de mais nada, refeição completinha.

Façam que vocês vão adorar o resultado. Eu acho sopa super pessoal, a gente vai colocando o que gosta mais, o que tem na geladeira, acho que não tem segredo, da para fazer de mil maneiras.

Por exemplo, se vocês preferirem, podem colocar mais água e deixar o caldo mais fino, pode colocar abobrinha, chuchu, o que vocês tiverem aí em casa. Pode fazer com calabresa, bacon, frango, ai gente, nesse frio, mil e uma possibilidades para esquentar o paladar… hehehe…

Agora to de volta, 100% de novo! Obrigada de coração pelo carinho de todos!

Ahn, o que vocês fizeram de bom no feriado? Eu fui visitar a Agroshow em Ribeirão Preto, e nossa, fiquei impressionada, que feira gigantesca e muito bem organizada. Andamos muuuito, a tarde inteira, mas valeu a pena conhecer. Não sei se já comentei aqui, mas meu pai é agricultor, por isso fomos lá, mas a feira era mais voltada para os grandes fazendeiros, mesmo assim, valeu ter ido.

Um ótimo restinho de semana para vocês!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Ai que delicia!!!! Amo o frio por causa das sopas, mas tenho que tomar cuidado pra nao engordar 😦 Eu nem sabia que vc tinha feito endoscopia! Espero que esteja tudo bem. 🙂 O Mauro fez ano passado e também foi assim: ele nao lembra de nada, falou comigo o tempo todo, queria ir dirigindo, quase quis sair do carro no meio de uma avenida movimentada daqui…hahahaha Muito engraçado 😀 Beijooo

    • Oiess Claudinha!
      Menina é coisa de doido, não lembro de nada, meu irmão fica contando as coisas e rindo e o pior é que a gente ta acordado, mas fica falando coisas sem sentido, ai, ai… E depois ainda dormi a tarde inteira, acordei, comi e dormi de novo até o dia seguinte, aff!
      Mas amanhã vou saber o resultado…
      Beijoooo Claudinhaa!! Saudades!!!

  2. Que bom que deu tudo certo e você esta melhor – agora já voltou judiando da gente né? 🙂 Menina com esse frio esse creminho é mesmo carinho é de verdade o mais puro carinho. Delícia!

    Eli

    • Oiess Eli!

      Eu acho que cozinhar em casa é sempre um carinho que fazemos para quem amamos, mesmo que seja o basicão da semana. Mas um creminho desse no friozinho, é carinho demais! hahaha…

      Beijossss…

  3. usuhauashuh ri muito lendo o que você escreveu sobre ter esquecido tudo…meu maridinho já pagou cada mico! kkkkkkkkkk eu rio ate hoje…bjos flor, se cuida ai nessa dieta, sei que é chato…mas é necessário viu…

    • Oiess Vanessa!

      Menina, a gente já riu muito, porque a gente fica realmente dopada, mesmo acordada, fala e faz cada coisa e depois não lembra. Ai, ai, meu irmão contando o que eu fiz, foi só risada!! hahaha

      Beijooosss querida!

  4. ilovejales

    Seu blog é uma delicia! Essas receitas então… Delicia deliciaaaaaaaaaaaaaaaa! Adorei

  5. Cintia

    Oi Elaine!
    Que bom que tudo correu bem no exame e que não sentiu mais dores.
    Essas ‘droguinhas’ que eles dão no hospital são dá hora!! 😀

    Humm… essa sopinha tá com uma cara tão boa!! 😛

    Beijos,
    Cintia.

  6. Márcia Corrêa

    Oie Amiga,
    Tudo bem?
    Fico muito feliz que correu tudo bem durante a endoscopia. To sempre acompanhando o blog.

    Deus te abençõe.

    Bjos,

    Márcia Corrêa

    • Oiesss Márcia!

      Agora está tudo ótimo! A endoscopia foi tranquila, agora só falta confirmar o resultado! hehehe… Mas o pior já passou…

      Um ótimo final de semana para vc querida!

      beijooo…

Deixe um comentário

