Bolo ou Torta de Chocolate com Damasco

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo!

Esses dias esfriou um pouquinho por aqui em Marília, aí ontem me deu uma vontaaadeee de comer um udon quentinho, aí acabamos saindo para jantar fora. Fomos em um restaurante japonês e eu nunca tinha comido udon lá, na verdade, só havíamos ido uma única vez, há muito tempo atrás e olha, nos surpreendeu.

Esse restaurante mudou de endereço e o lugar ficou muito mais bonito, sem contar que o udon que eu pedi e o combinado que o Fábio pediu, vieram perfeitos, tava tudo muuuito bom, o udon bem saboroso, grande, nem aguentei comer inteiro. Gente, eu amo cozinhar, mas de vez em quando é bom sair e comer a comida dos outros, hahaha. Eu já fiz udon uma vez, aliás, preciso postar a receita aqui, que também ficou ótimo, mas o deles, tava divino… Hummm… hehehe…

Mas vamos à receita de hoje, conforme falei no post anterior, hoje vou postar a receita que fiz para o aniversário da Juliana.

Vamos lá! Receita levemente adaptada daqui.

BOLO OU TORTA DE CHOCOLATE COM DAMASCO

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras rasas de chocolate meio amargo (aproximadamente 300 g)
  • 6 ovos tipo extra
  • 1 xícara rasa de manteiga integral sem sal (usei normal, porque eu não tinha integral aqui em casa)
  • 16,5 colheres (sopa) de açúcar refinado (aproximadamente 1 1/2 xícara)
  • 7 colheres (sopa) rasas de amido de milho
  • 100 g de farinha de amêndoas
  • 1 pitada de sal

Recheio

  • 200 g de damasco seco (usei 300 g)
  • 100 g de açúcar refinado
  • 100 ml de água (usei uns 150 ml)

Cobertura

  • 150 g de chocolate meio amargo (usei uns 200 g)
  • 200 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo

Massa: Pique o chocolate e leve para derreter em banho maria. Quando estiver totalmente derretido, acrescente a manteiga e reserve.

Separe as gemas das claras e bata as gemas com o açúcar na batedeira, até que fique um creme fofo, adicione o chocolate derretido com a manteiga e o amido de milho, bata mais um pouco, até que fique uma mistura homogênea. Acrescente a farinha de amêndoa e batata até que a farinha esteja totalmente integrada a massa.

Bata as claras em neve e acrescente aos poucos à massa, misturando delicadamente, para deixar a massa fofa.

Unte e enfarinhe uma forma de 25 cm de diâmetro. Coloque a massa e leve para assar em forno pré-aquecido 180 ºC, por aproximadamente 25 minutos (o meu forno demorou 40 minutos para assar).

Retire do forno, desenforme e deixe esfriar.

Recheio: Em uma panela, coloque o damasco, o açúcar e a água, leve para o fogo médio, por 10 minutos. Em seguida processe e deixe esfriar, como não tenho processador, bati no liquidificador mesmo, mas deu um pouco de trabalho, pois o liquidificador não conseguia bater direito, tive que parar e ficar mexendo o tempo todo.

Depois de fria, corte o bolo / torta ao meio, recheie com o creme de damasco e cubra com a outra parte.

Cobertura: Pique o chocolate e reserve. Em uma panela leve ao fogo o creme de leite até quase ferver, acrescente o chocolate picado e desligue o fogo. Misture bem até que o chocolate esteja completamente derretido.

Deixe esfriar para encorpar um pouco a cobertura e cubra a torta com ele.

Eu fiz de um dia para o outro, no dia seguinte salpiquei chocolate granulado nas laterais e fiz um trabalhado com um pouco da cobertura que sobrou em cima.

Sirva em temperatura ambiente ou pode até dar uma esquentadinha no microondas e servir com sorvete, que fica muito bom!

Vamos às fotos!

Ficou lindo, não?

Mas eu sinceramente, achei um pouco doce demais essa receita, da próxima vez, vou usar menos chocolate e açúcar na massa. O sorvete ajudou a balancear um pouco o doce do bolo, mas para os amantes de chocolate, essa é uma boa pedida.

Ótimo restinho de semana à todos!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Delícia, delícia assim vc me mata – aí se eu te pego aí se eu te pego. 🙂 Aí fui no céu com essa última fotinha. 🙂

    Eli

  2. Erika/SP

    Oi Elaine, td bem?
    Dei uma sumida pois finalmente me mudei pro apê novo!!! Minha cozinha está quase completa, só faltam os armários! Estou super feliz! Já anotei umas receitinhas pra fazer e estou adorando tudo que vc tem postado aqui. Mil beijinhos! Erika/SP

    • Oies Erika!

      Percebi mesmo que estava sumida, mas imaginei que fosse a mudança mesmo. Que coisa boa já estar em seu cantinho, um espaço só de vcs e a cozinha novinha, nossa, deve ser muuuito bom! hehehe…

      Um ótimo final de semana para você, querida!

      Beijoss…

  3. mayaradias

    Olá Elaine,
    gostaria de saber se caso eu não tiver Damasco qual seria a outra opção de recheio ?
    Obrigada!
    Beijos.

    • Olá Mayara!!!

      Obrigada pela visita. Você pode usar qualquer outra fruta, basta fazer o mesmo processo, o recheio é como uma geléia, se quiser usar uma industrializada também fica ótimo.

      Beijos querida!

Deixe um comentário

