Pizza de Frigideira

Olá amigos!

Tudo bem com vocês? Dei uma sumidinha, mas to de volta, hehehe.

Ahn, deixa eu contar sobre a festa de casamento do meu irmão, foi uma longa viagem, 6 horas de viagem, mas foi tudo bem, pegamos pouco trânsito, estrada boa. A festa foi super divertida, a família da minha cunhada inteira estava lá, todos nos receberam muito bem.

Momento muito especial, que eles sejam infinitamente felizes, que essa união me dê muuuitos sobrinhos para eu mimar e que o amor seja sempre a base do casamento deles. Amo vocês e desejo toda felicidade do mundo e tenho certeza de que vocês conquistarão tudo que mais desejam nessa vida.

Bom, sexta-feira teve FIFAFriday mas só de duas pessoas, pois é, essa semana o pessoal viajou e ficaram apenas o Fábio e o Joacir, que nem por isso, deixaram o FifaFriday passar em branco.

Acabei fazendo mais uma janta, do que um lanche, resolvi fazer pizza frita, humm, que delícia. Mas não foi com massa comprada no supermercado não, eu fiz a massa e o molho.

Eu queria pegar a receita da Patty, tia do Fábio, mas como decidi em cima da hora fazer a pizza de frigideira, ela não tinha em mãos, aí acabei correndo para o google e acabei escolhendo essa receita, que passou no Mais Você. Eita, minhas receitas de sexta-feira estão virando receitas da Ana Maria Braga, hehehe… Mas juro que dessa vez foi super coincidência, vi várias receitas, mas achei que essa seria a melhor e o resultado foi realmente muito bom.

PIZZA DE FRIGIDEIRA

Ingredientes

Massa

  • 2 tabletes de fermento biológico fresco (30 g)
  • 1 1/2 copo (americano) de água morna
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1/2 (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de cachaça
  • 1/2 kg farinha de trigo

Molho

  • 500 g de tomate firme, maduro, sem pele e sem sementes, picado
  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho (usei 3 dentes)
  • orégano a gosto
  • manjericão fresco a gosto
  • sal a gosto
  • 1/3 xícara de água (se necessário, não usei)

Modo de Preparo

Comece preparando a massa. Em um bowl dissolva o fermento na água morna. Misture o óleo, o sal, o açúcar, a cachaça e aos poucos, vá acrescentando a farinha até dar o ponto de desgrudar das mãos.

Sove a massa até que ela esteja homogênea e deixa descansar dentro de um saco plástico fechado, por 1 hora.

Enquanto a massa descansa, prepare o molho.

No liquidificador bata todos os ingredientes até que fique uma textura consistente. Na receita diz que está pronto desse jeito, mas eu por ver das dúvidas, levei para cozinhar em uma panela, deixei apenas até o molho ferver.

Abra a massa em superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. Eu tiro pequenas bolas e vou abrindo-as irregularmente, não deixo redondinhas, acho lega deixá-las sem formas mesmo, só preste atenção, para fazer um formato que caiba em sua frigideira. Abra a massa fininha se quiser mais crocante, se preferir mais macia, pode deixar um pouco mais grossa.

O recheio é a gosto, mas vou explicando o passo a passo.

Em uma frigideira, sob o fogo baixo, coloque um fio de azeite e coloque uma massa. Deixe fritar até a massa dar uma estufadinha por cima, vire a massa, fora do fogo, acrescente o molho a gosto, depois o recheio de sua preferência, algumas sugestões, presunto, azeitona, tomate, manjericão fresco e por cima muçarela e orégano. Outra opção, pode ser calabresa já cozida em água e frita, tomate, muçarela e orégano. Uma um pouco mais cheinha, presunto, champignon, azeitona, tomate, manjericão, muçarela e orégano.

Mas como disse, o recheio pode ser de sua preferência.

Volte a frigideira ao fogo, tampe e deixe até a muçarela derreter ou você pode dar uma olhadinha se em baixo da massa, já está sequinha e douradinha.

Pronto, só se deliciar. Fica uma massa crocante, deliciosa e o recheio de sua preferencia, com a muçarela derretendo. Tuuudo de bom!

Só tirei foto da primeira que eu fiz, que é de presunto, azeitona, muçarela e orégano.

Gente, delícia. Façam, a massa é muito fácil de fazer e garanto que são muuuito melhores do que as compradas no supermercado.

Ahn, se quiserem, da para congelar. Essa receita rendeu 18 massas do tamanho da foto. Para congelar, eu dei uma pré-fritada, sem azeite, apenas para a massa assar um pouco. Deixei esfriar e congelei dentro de um saquinho fechado. No dia seguinte eu testei, foi só tirar e fazer do mesmo jeito, como se tivesse crua, fica do mesmo jeitinho, crocante e saborosa.

Semana começando, que seja uma semana maravilhosa para todos nós!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Erika/SP

    Oi Elaine! Tudo bem? Que ótima idéia a da pizza frita! Deliciosa e fácil! Esta semana chegou meu fogão no apê novo, será instalado no sábado!!!! Agora poderei fazer as delícias que você compartilha por aqui! Só falta comprar a geladeira…estou na dúvida entre marcas, qual você me indicaria? Já perguntei pro pessoal do trabalho, o pessoal ficou entre a Eletrolux e a Brastemp. Tbm pesquisei no site do Reclame Aqui e vi que a Brastemp tem mais reclamações. Eu me apaixonei por um modelo da LG que é de inox e tem saída de água manual na porta. Acho que vou acabar comprando ele….hehe….Bom, mesmo assim, é bom conhecer as experiências de outras pessoas com as geladeiras, assim vou pegando o jeito!! hehe
    E falando de Minas, não sei a região que vc foi, mas eu tenho parentes em Poços de Caldas e a noite por lá é realmente bem fresquinha! Tbm depende do mês, pois no inverno é frio a beça! E no verão é quente pra caramba! Já aqui em SP (capital) o tempo é bem doido, amanhece frio, depois esquenta muito e depois chove e esfria a noite. Mesmo assim não troco essa cidade por nada nesse mundo!!! hehe
    Beijinhos,
    Erika/SP

    • Oies Erika!
      Comigo tudo ótimo, fico sempre muuuito feliz com a sua visita aqui no Brazilian Spice!
      Que ótimas novidades, ahn que delícia que deve ser ver a sua casa se transformando, chegando cada item da cozinha, da casa em si, deve ser muuuito gostoso mesmo.
      Agora sobre geladeira, eu cresci com aquela propaganda, “Não é assim uma Brastemp, mas…”, para mim, eu sempre achei que a Brastemp fosse a melhor mesmo, mas ultimamente, tem tido taaaantasss reclamações, que eu já nem sei mais. Acho que é mais sorte mesmo, a minha mãe por exemplo, só tem Brastemp em casa, tem uma que deve ter uns 20 anos e funciona bem e tem uma mais nova, que deve ter uns 10 anos e também nunca teve problemas. Sei que a Eletrolux também é muito boa, mas não conheço ninguém que tenha para te falar se é realmente boa. E LG são lindas, tem modelos incríveis, mas infelizmente também não sei te dizer quão boa ela é. Eu acredito que ultimamente, todas essas marcas são bem próximas em qualidade, compra a que você gostou mais, afinal é a sua cozinha, tem que ter a sua cara. Acho que não ajudei muito, né?! hehehe…
      Eu fui para Araguari, mas nossa, foi tão rápido, que nem deu para conhecer a cidade, foi um bate e volta meesmo. Mas mesmo por um dia, deu para sentir o clima gostoso da cidade.
      Já SP eu já quis muito morar aí, quando me formei, minhas amigas foram todas morar na capital, eu não fui, porque acabei indo para o Japão e depois quando voltei, acabei querendo mais a tranquilidade do interior mesmo, hehehe… Gosto de morar aqui em Marília, uma cidade nem muito pequena, nem muito grande, tranquila e com ótima qualidade de vida, clima bom tb!
      Bom querida, obrigada pelas visitinhas e recados carinhosos. São para pessoas como você que escrevo esse blog e pessoas como você, me deixam imensamente feliz quando vejo um recadinho!
      Beijos querida!

  2. Fiquei com super vontade de roubar uma. 😉 Uma tentação!

    Eli

Deixe um comentário

