Receitinha oriental hoje!

Oiesss amigoooss!!!

Tudo bem? Semana super especial para mim, amanhã meu irmão do meio irá casar, vai ser apenas no civil, mas é um momento de muita alegria. Minha mãe está numa ansiedade só, imagine, primeiro filho a casar, é uma emoção enorme…

Hoje vou preparar um bolo especial para eles, espero que eles gostem. Já preparei a sobremesa de amanhã, nada muito glamoroso, só uma gelatina colorida, que nesse calor é uma delícia… hehehe…

Big day amanhã, depois conto tudo para vocês!

Hoje vou postar uma receitinha oriental, fiz já faz um tempinho, que são os Inari-zushi, ou sushi de saquinho. Receita adaptada do livro “Culinária Japonesa – Receitas especiais fáceis de fazer, de Emi Kazuco, editora Publifolha.

Vamos lá!

INARI-ZUSHI (ARROZ DE SAQUINHO)

Ingredientes

  • 6 aguês (tofu frito)
  • 1 xícara de arroz japonês
  • 1/2 xícara de vagem picada em rodelinhas
  • 1/2 xícara de cenoura picada em cubos bem pequenos
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de azeite
  • 1/2 xícara de tikuwa (massa de peixe) picado em cubos bem pequenos
  • 3 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja)
Para cozimento do aguê
  • 150 ml ou 2/3 de copo de saquê
  • 90 g ou 1/2 copo de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de shoyu (usei 3 colheres)
  • sal marinho

Modo de preparo

Cozinhe o arroz apenas com água e reserve.

Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente a cenoura, refogue por alguns minutos, depois a vagem e por último o tikuwa. Se necessário acrescente um pouco de água para cozinhar.

Quando estiver al dent os legumes, desligue o fogo e acrescente as 3 colheres de shoyu.

Reserve.

Agora vamos preparar o aguê. Coloque os aguês em uma vasilha refratária e despeje bastante água quente para retirar o óleo dele. Deixe esfriar, escorra e esprema o excesso de água com as mãos. Corte-os ao meio, no sentido da largura e abra-os com cuidado, para fazer 12 saquinhos.

Para prepara o molho de cozimento dos aguês, em uma panela, coloque o saquê, o açúcar, o shoyu e o sal a gosto (coloquei só uma pitadinha). Junte 150 ml ou 2/3 de copo de água e deixe ferver, mexendo até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Adicione os aguês, deixe ferver e abaixe o fogo, apure por uns 15 minutos, até ficarem com a cor âmbar (até que fique dourado). Retire a panela do fogo e deixe esfriarem no molho.

Agora vamos preparar o arroz, pegue o arroz já cozido e misture no refogado com os legumes, misture bem, para que fique bem homogênea a mistura. Faça 12 bolas iguais (Eu não fiz as bolas, fui recheando um a um, o tanto que cabia de arroz em cada um).

Escorra os aguês e esprema o excesso de líquido com as mãos. Recheie com o arroz e vire delicadamente a beirada para fora. Os meus eu enchi demais e não consegui virar as beiradas, hehehe.

Vamos às fotos!!!

Gente, para quem gosta de uma comidinha japonesa, essa receita fica uma delícia e está bem adaptada ao paladar brasileiro, porque a receita original, é feito apenas com arroz de sushi e gergelim.

Receitinha diferente para vocês essa semana, fazia tempo que não postava nada oriental…

Bom, deixa eu voltar para a cozinha e terminar o bolo do casamento, nossa, agora que pensei nisso, meu bolo vai ser “o bolo” do casamento. Ai, mas não sei fazer bolo daqueles super confeitados, o meu vai ser normal… Bom, depois vocês dão a opinião de vocês, hehehe…

Grande dia amanhã!!!

Beijos, beijos, beijos…

  1. aiaiiii amo inari!!! Ta com uma cara otima!!!Vou na feira atras de ague!!!
    Parabens pro seu irmaaao!!! Felicidades aos noivos! bjoooo

  2. Ai que trem bão hein…cheguei a salivar quando vi a foto rs rs rs

  3. Minha vizinha linda sempre faz e agora eu vou fazer uma surpresa pra ela e vou levar a receita feita por mim, super adorei.

    Eli

  4. Erika/SP

    Nossa Elaine, inari me lembra infância qdo ia lá na casa da batchan! Saudades….
    Beijinhos, Erika

Deixe um comentário

