Esfiha Bolinha!!!

Oiess Pessoal!

Olha eu aqui de novo, vamos ver se consigo postar mais essa semana, hehehe…

Sábado foi a festa de aniversário da Rosinha, priminha querida, muuuuitas felicidades para você, que você conquiste tudo que mais almeja nessa vida! Muito sucesso para você!

E domingo, depois de uns mil anos muito tempo, juntamos a família e fomos pescar!!! Pois é, ta nervoso (ou com crise de gastrite), vá pescar! Pois eu fui!

Para falar a verdade, eu nunca tinha pescado um peixe, já havia ido pescar com meu pai algumas vezes quando eu era criança, mas nunca tinha pescado nada. Ontem, pela primeira vez pesquei dois peixes, uma tilapinha e uma matrinchã.

O problema é que pescar, não é muito a minha praia, esse negócio de ter que ficar em silêncio, é algo muito difícil para mim, ehehehe… Eu queria conversar, gritar do outro lado do tanque quando peguei o peixe, mas não podia. E depois que peguei o peixe, fiquei morrendo de dó dele, queria que soltasse logo, mas aí, tive um outro problema, tinha medo de pegar no peixe, aí tinha que correr ou pedir para alguém ao meu lado, soltar o peixe para mim.

Ahnn, definitivamente, pescar não é para mim. Mas foi divertido, deu para brincar e atrapalhar um pouco, o pessoal que estava pescando lá.

Bom, mas vamos à receita de hoje, vou postar a receita que eu fiz sexta-feira no FIFAFriday!

A receita original é da Tati do Panelaterapia, peguei aqui.

ESFIHA BOLINHA

Ingredientes

Massa

  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 500 g de farinha de trigo

Recheio

  • 1 peito de frango cozido e desfiado
  • 1/2 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 lata de tomate pelati
  • cheiro-verde a gosto
  • sal quanto baste
  • 100 g de requeijão cremoso
  • 300 g de patinho
  • 1/2 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 lata de tomate pelati
  • cheiro-verde a gosto
  • sal quanto baste
  • 200 g de queijo muçarela ralado

Modo de Preparo

Recheios

Frango: Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, quando a cebola ficar transparente, acrescente o tomate pelati picado, o sal e deixe apurar por uns 2 minutinhos. Acrescente o frango cozido e desfiado e misture bem. Acrescente o cheiro verde e deixe secar o caldo que se formar. Deixe esfriar para utilizar.

Carne: Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, quando a cebola ficar transparente, acrescente a carne moída e refogue até que ela esteja cozida. Acrescente o tomate pelati picado, o sal e misture bem. Acrescente o cheiro-verde e deixe secar o caldo que se formar. Deixe esfriar para utilizar.

Massa

Em um bowl, misture o óleo, açúcar, sal e o fermento. Acrescente a água morna, misture e em seguida, acrescente a farinha de trigo aos poucos. Misture com as pontas dos dedos e sove apenas até que fique homogêneo, não precisa sovar muito.

Faça bolinhas com a massa, abra a massa com as mãos mesmo e no vão entre o dedo indicador e o polegar, coloque o recheio. No caso do frango, primeiramente coloque um colher de requeijão cremoso, depois o frango, feche juntando as bordas, moldando no formato de uma bolinha.

No de carne, o mesmo processo, mas primeiro coloque a muçarela, depois a carne moída. O de carne é mais chatinho para fechar, porque a carne fica mais soltinha. Feche juntando as bordas e moldando no formato de uma bolinha.

Pincele com gemas e para diferenciar o sabor, eu salpiquei gergelim nas esfihas de carne.

Leve para assar em forno pré-aquecido 200ºC, em forma untada com óleo, por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam dourados.

Tenho que admitir, eu tenho a minha receita para salgados assados, mas essa da Tati do Panelaterapia que eu testei é realmente ótima. Fica uma textura muito bonita e super fácil de manusear. E o resultado é uma massa bem leve, perfeita para qualquer tipo de salgado assado.

Renderam 40 esfihas bolinhas.

Vamos ás fotos!

Espero que tenham gostado! O pessoal adorou a receita, não sobrou um para contar a história.

Uma ótima semana à todos!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. hahaha Ri muito quando voce contou que tinha que ficar em silêncio no pesqueiro!!! ;D Só vc, Laine!!! E essa esfiha heim… pelo amor… cara muito boa… vou começar a anotar os pratos que eu quero experimentar depois, e pedir pra vc repetir a receita…rsrsrs Beijo!!!
    P.S: sábado já estou em Marília heim!!! Vamos nos ver sem falta!!!!

    • Oiess Claudinhaaaa!!!
      Nossa, ficar em silêncio é terrível, embora eu não tenha ficado muito em silêncio lá, acho que é por isso que as pessoas do lado que eu estava, não estavam pescando nada… hauhauahuaa…
      Mas foi divertido, o pessoal devia estar querendo me matar, mas ta bom! hehehe
      Será q a Érika vem tb nesse feriado? A gente poderia marcar de cozinhar aqui em casa!!! ^ ^
      Beijoooo…

  2. Mayara S.

    Olá,
    olhando pela foto parece até pão de batata!
    Esfiha bolinha seria igual pão de batata ?
    Beijos
    Obrigada!

  3. Amanda

    Parece uma delícia! Quantas renderam mais ou menos? Estou precisando fazer uma receita assim para uma festa com 30 pessoas. Encontrei seu blog por acaso e estarei voltando mais vezes!

  4. Amanda

    Opa, me desculpa, acabei de ver que rende 40 bolinhas! Será que consigo fazê-las com antecedência? Obrigada!

    • Olá Amanda!

      Obrigada pela visita! Você pode fazer essa receita com antecedência sim, depois você só dar uma esquentadinha no forno, antes de servir. Essa receita é ótima para servir em festas, faz sim, que todo mundo vai adorar!

      Beijos querida!

Deixe um comentário

