Meu Primeiro bolo recheado!

Olá pessoal!

Eu adoro fazer bolo, adoro testar receitas novas, mas nunca fiz um bolo recheado, tipo de aniversário, até que… Há algumas semanas atrás, foi aniversário da Lúcia, minha sogrinha querida, falei para o Fábio, vamos comprar um bolo e ir lá? E ele me respondeu assim: “Seria tão bom se você fizesse…”.

Eu que estava adiando, adiando, testar uma receita de bolo aniversário, acho que chegou a hora, aproveitando a oportunidade e o pedido do Fábio, resolvi finalmente tentar fazer um bolo recheado… hehehe

Eu peguei uma receita básica de bolo de chocolate, comprei morangos, creme de leite fresco  e fui para cozinha!

Vamos à receita!

BOLO DE CHOCOLATE RECHEADO

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 1 xícara de chocolate em pó (usei 1/2 xícara de cacau em pó e 1/2 xícara de chocolate em pó)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 3 ovos – as claras em neve
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Para molhar o bolo

  • 100 ml de água
  • 50 g de açúcar
  • 50 mol de rum

Recheio

  • 3 caixinhas de morango lavados e cortados ao meio
  • 300 g de creme de leite fresco
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1/2 limão
  • 3 colheres de açúcar de confeiteiro

Cobertura

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • lascas de chocolate para decorar

Modo de Preparo

Massa

Na batedeira, bata o açúcar e a manteiga até ficar homogênea e vá acrescentando as gemas uma a uma, até que fique uma massa clara e fofa.

Em um recipiente, peneire a farinha e o chocolate e misture bem. Vá acrescentando aos poucos à massa de açúcar, manteiga e ovos, intercalando com o leite.

Bata as claras em neve e acrescente uma colher à massa. Depois acrescente o restante e misture até que fique uma massa fofa e homogênea. Por último coloque o fermento e misture delicadamente.

Forre uma forma de fundo removível com papel manteiga, adicione a massa e leve para assar em forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos, depende do forno de cada um, faça o teste do palito.

Deixe esfriar e corte-o ao meio. Eu fiz uma marca no bolo com a ajuda de uma faca e depois fui passando uma linha, seguindo a marca da faca. Ficou perfeito

Para molhar o bolo, leve ao fogo a água e o açúcar, até que o açúcar tenha derretido por completo. Desligue e acrescente o rum.

Com colheradas, vá molhando toda superfície da metade de baixo do bolo. Recheie e cubra com a outra metade, depois molhe-a por cima também.

O recheio. Leve os morangos para cozinhar com o açúcar e o suco do limão, até que fiquem moles. Depois disso, tire os morangos da calda e deixei escorrer.

Bata o creme de leite em ponto de chantilly e acrescente o açúcar de confeiteiro. Misture os morangos e recheie o bolo.

A cobertura. Bata o creme de leite em ponto de chantilly. Derreta o chocolate meio amargo e acrescente ao chantilly, bata até que fique homogêneo.

Cubra o bolo de forma irregular e decore com lascas de chocolate e morangos em leque.

Vamos às fotos!

Gente, o bolo ficou uma delícia, não ficou muito doce, molhado na medida. O recheio deu um contraste legal e eu prefiro chantilly à glacê, o Fábio também prefere chantilly, hehehe…

É um bolo que demanda mais tempo para fazê-lo, mas eu adorei e o resultado valeu a pena.

Não sei se seria exatamente assim que faz um bolo de aniversário, eu fiz do jeito que eu imaginei que seria e deu certo. Mas vou testar outras e outras receitas ainda… hehehe…

Espero que tenham gostado!

Beijos, beijos, beijos…

Anúncios

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Erika/SP

    Parabéns Elaine, seu bolo ficou lindo!!! Só uma perguntinha, vc usou aquele cacau em pó dos frades (Nestlé)? Será q se eu usá-lo ficará com gosto forte de chocolate? Eu tbm nunca fiz bolo recheado, estou na mesma situação que vc, esperando uma oportunidade! hehehe…. Dia 28 deste mês completo 11 anos de namoro, quem sabe aproveito pra fazê-lo!!!! Beijocas, Erika/SP

    • Oi Erika!
      Nossa, Parabéns pelo aniversário de namoro!!! Faz o bolo sim, que vale a pena!
      Sobre o chocolate, o cacau em pó é da Garoto e o chocolate é dos frades sim!
      Faz e depois me conta!
      Beijoooss…

  2. Que lindo que ficou o teu bolo!! Imagino que tua sogra tenha realmente amado. Eu amaria um bolo deste no meu aniversário. Parabéns Erika. Acho que tem situações que nos tiram da nossa zona de comforto. É ótimo quando isso acontece.

  3. Mayara S.

    Elaine acheeeei lindo !!
    Eu tbm amo fazer bolos, n sou especialista mais dou minhas arriscadas rs..
    Já estou anciosa para pôr em prática esta sua receita!!
    Ammeeeeeei!! Parabéns!! ^^
    Beijão

  4. Elaine,
    Parabéns!!! O bolo ficou MARAVILHOSO!!! Parece de confeitaria… LINDO!!! E com certeza DELICIOSO!!!
    Grande beijo, Irene

  5. Pingback: Bolo Recheado II « As Extraordinárias Aventuras Culinárias de Elaine Fujiwara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: