Amo Batata!

Olá pessoal!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo em paz…

E essa chuva que não pára, gente?!! São Pedro, já ta bom de água por aqui!!! 🙂

Gente, se tem um legume que eu adoro, é a bendita da Batata. Falá sério, combina com tudo, vai bem na bacalhoada, vai bem frita, assada, recheada, purê, nooossa, amoooo um purê, salteada na manteiga, humm, maionese de batata, na coxinha, mil e uma opções e eu adoro TODAS!

A receita que vou postar hoje, eu encontrei no blog da Tati, do Panelaterapia. Essa receita é maravilhosa, combina perfeitamente, tem tudo que eu adoro, batata, champignon, alcaparra e bacon. Alguém tem alguma dúvida de que ficou bom???

Vamos lá

BATATA CREMOSA COM BACON, ALCAPARRA E CHAMPIGNON

*Receita original aqui.

Ingredientes

  • 2 batatas grandes cortadas em cubinhos, cozidas al dent
  • 1/2 cebola bem picadinha
  • 2 dentes de alho (coloquei por conta)
  • 100 g de bacon em cubos
  • 1 vidrinho de champignon laminado
  • 3 colheres de alcaparra (usei mais porque eu adoro alcaparra)
  • 1 envelope de caldo de galinha (não usei)
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 1 ovo
  • Parmesão para cobrir (usei queijo gruyére)

Modo de preparo

Em uma panela frite o bacon sem nada, ele irá derreter e fritar na sua própria gordura, até que fiquem dourados. Acrescente a cebola e o alho e refogue por alguns minutinhos.

Em seguida, acrescente a alcaparra e o champignon, misture bem e por último coloque as batatas cozidas.

Na receita original, a Tati sugere colocar um envelopinho de caldo de galinha para temperar, mas como tudo já tem bastante sal, não usei, temperei apenas com pimenta do reino branca, moída na hora.

Junte metade do creme de leite ao refogado, mais 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Coloque essa mistura em um recipiente que vá ao forno.

Em uma tigela, bata o ovo com um garfo mesmo, junte o restante do creme de leite fresco e mais duas colheres (sopa) de parmesão. Espalhe esse creme sobre a batata e coloque por cima queijo gruyére quanto baste para cobrir a forma.

Leve para gratinar em forno médio, pré-aquecido, até dourar. Eu usei o forno elétrico que tem grill, isso agilizou muito, no forno sem grill demora um pouco mais.

Gente, façam essa receita, é muito fácil e a combinação é maravilhosa. Eu ameeeiii!!! Todo mundo que comeu, adorou também!

Mais uma noite de chuva, bom para dormir, difícil para acordar, hehehe…

Beijos, beijos, beijos…

  1. Dúvida nenhuma, senhorita Elaine! TEmos certeza de que está simplesmente um espetáculo!! Eu também amo batata de qualquer jeito. QUando eu era criança, sempre beliscava uma batata acabada de cozinhar, super quente, sem sal sem nada. Achava uma delícia!

    Beijão

  2. Erika/SP

    Eu tbm sou super fã de batata!!! Versátil, fácil de preparar e gostosa!!! Vou testar essa receita pro meu noivo!!! Beijos, Erika/SP

Deixe um comentário

