Bolo Calda de Chocolate

Oláaa amigos!!!

Uma das primeiras coisas que aprendi a fazer na cozinha foram bolos. Eu deveria ter uns 9 ou 10 anos e no começo só podia fazer sob a supervisão da minha mãe. Mas não por medo de eu mexer no forno, mas por medo de eu fazer errado e perder todos os ingredientes… hahaha…

E eu fui pegando gosto pela coisa, ficava toda orgulhosa quando os bolos ficavam fofinhos e gostosos. Só que a minha mãe não me deixava fazer do jeito que eu queria, aí, para burlar a fiscalização, eu dizia que queria fazer um bolo, nos horários que ela não estava em casa, ou que estava de saída. E assim, comecei a fazer meus próprios bolos sozinha.

Não que eu fizesse totalmente diferente da minha mãe, mas eu queria ter liberdade para usar os ingredientes que eu quisesse, fazer as receitas que eu pegava das amigas, mães das amigas, essas coisas.

Minha mãe é uma pessoa mais tradicional, não gostava de testar receitas novas, ficava sempre nos mesmos bolos e eu queria mudar, queria fazer diferente. Nessas empreitadas, errei alguns bolos sim e ouvi um pouco também. Mas também tiveram receitas ótimas, que depois eu que ficava falando para minha mãe, hehehe…

Boas memórias…

Bom, hoje vou postar uma receita que meu irmão pediu que eu fizesse para ele, a receita ele pegou no programa Anonymus Gourmet e me passou. O resultado é surpreendente.

Vamos lá!

BOLO CALDA DE CHOCOLATE

Ingredientes

Calda

  • 2 copos de água
  • 1 copo de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1/2 xícara (café) de licor de sua preferência (usei de chocolate)

Massa

  • 150 g de manteiga
  • 2 copos de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 copo de açúcar
  • 1 copo de leite
  • margarina para untar a forma

*A medida é de copo tipo de requeijão

Modo de Preparo

Primeiro comece fazendo a calda. Em uma panelinha ou leiteira, misture o açúcar, o chocolate e a água. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando. Enquanto a calda fica no fogo, comece a fazer a massa.

Na batedeira, bata a manteiga, os ovos e o açúcar, até que fique um creme fofo e esbranquiçado, aproximadamente 5 minutos.

Sobre esse creme, peneira a farinha de trigo, o chocolate em pó, o fermento e o sal. Vá misturando e acrescentando o leite aos poucos, até que fique uma massa homogênea. Essa massa é bem consistente e cremosa mesmo, não se assuste.

Unte uma forma redonda com cone no centro apenas com a margarina. Despeje a massa e arrume com uma espátula, para que fique toda nivelada.

Voltando à calda, nesse momento ela já terá engrossado levemente, desligue o fogo e acrescente o licor. Misture.

Despeje delicadamente a calda quente por cima da massa na forma. Leve ao forno baixo por uma hora.

Retire do forno e deixe amornar, para desenformá-lo. Caso esteja um pouco difícil de soltar, passe uma espátula nas bordas para soltar. O meu só precisou de uma ajudazinha no meio, o resto estava bem solto.

Esse bolo é ótimo para servir logo em seguida, ainda morno. A calda se transforma em um creme e a massa fica molhadinha.

Olha que lindo que ficou!

Na forma ainda, olha como ele cresce!

Olha a textura da calda, parece uma cobertura feita depois.

Gente, nem preciso falar nada, né?!

Muuuito bom!!!

Esse bolo tem várias versões pela net, vi uma parecida no mais você, mas se eu não me engano, tinha outro nome, acho que era bolo afogado, uma coisa assim.

Eu também já fiz a versão de laranja, que também ficou uma delícia.

Uma ótima semana à todos!

Beijos, beijos, beijos…

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Além de prático, gostoso.
    Ótima opção.
    Bj,
    Lylia

  2. Juliana do Valle

    Que lindo que ficou! 🙂

  3. Lylia e Juliana!
    Obrigada pelo carinho e pela visita!
    Voltem sempre!
    Beijooo…

  4. Linda,
    Que bolo MARAVILHOSO!!! Fiquei com água na boca…
    Beijos, Irene

  5. Dani

    Olá…descobri seu blog esses dias e adorei a receita, quero experimentá-la hoje…rsss
    O de laranja, vc substitui o leite pelo seuco e tira o chocolate? seria só isso??

    Obrigada, bj
    Dani

  6. daniela

    oi, amei seu blog! veja se entendi direito, aquela calda/cobertura linnda que ta no bolo foi colocada por cima na massa ainda crua???? ela desse pelas laterais? por isso fica daquele jeito?

    aguardo resposta

    beijos

    Dani

  7. Oiess Daniii!!!

    Que rápida você, já testou a receita! Que legal que você gostou, é surpreendente o resultado, não?!!!

    Você tirou foto? Se tirou eu quero ver, me manda por email! hehehe…

    Beijos querida!

Deixe um comentário

