Torta de Limão e Chocolate

Olá amigos!!!

Tudo bem com vocês??? Comigo tudo em paz…

Antes de mais nada, queria agradecer de coração à Talita do Blog Chocorango, que fez um post sobre o Brazilian Spice no Chocorango Recomenda. Talita querida, muito obrigada pelo carinho, não tenho palavras para agradecer a sua generosidade e amizade de sempre. Obrigadaaaa!!!

Hoje vou postar a receita de uma torta que eu fiz final de semana passado, eu adoro misturar os sabores e essa torta me encantou, a receita eu peguei uma parte de cada lugar e montei a minha versão.

Vamos lá!

TORTA DE LIMÃO E CHOCOLATE

Ingredientes

Massa*

  • 200 g de manteiga sem sal
  • 400 g de bolacha de maisena

* Receita do Vitor, do Blog Prato Fundo

Recheio de chocolate

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 2 colheres de rum

Recheio de limão**

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite com soro
  • 1/2 lata de limão (use a lata de leite condensado como medida)
  • raspas de limão para decorar

**Receita da Akemi, do Blog Pecado da Gula

Cobertura

  • 300 ml de creme de leite fresco gelado
  • 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Massa

Triture as bolachas no liquidificador até ficar uma farinha fina. Passe na peneira para que fique tudo homogêneo.

Adicione a manteiga em temperatura ambiente e misture até que fique uma massa homogênea, ao apertar com os dedos, lembra a textura de uma paçoca.

Utilize uma fôrma de fundo removível de 25 cm de diâmetro, forre o fundo e as laterais, deixando a borda um pouco mais grossa para suportar o recheio.

Leve para assar em forno pré-aquecido180º C por aproximadamente 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio de chocolate

Leve o creme de leite ao fogo, antes de ferver desligue o fogo e acrescente o chocolate picado. Misture até que fique homogêneo, acrescente o rum e mexa até incorporá-lo por completo.

Recheio de limão

Bata o leite condensado e o creme de leite no liquidificador até ficar homogêneo, depois vá acrescentando o suco do limão aos poucos até engrossar. Caso queira mais ou menos azedinho, aumente ou diminua a quantidade do suco de limão.

Montagem

Com a base fria, acrescente o recheio de chocolate e leve para geladeira, para que a ganache fique firme, coisa de 20 ~ 30 minutos.

Retire da geladeira e coloque o recheio de limão por cima. Leve para gelar.

Antes de servir, bata o creme de leite fresco gelado, com 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro, em ponto de chantilly.

Com um saco de confeitar, decore a torta com o chantilly e finalize com as raspas de limão.

Gente, fica tuuudo de bom essa torta. Eu AMO essa mistura de sabores, o azedinho do limão com o doce do chocolate e ainda um chantilly por cima, não poderia ter combinação melhor.

Façam que vale super a pena! Fica muito bom!

Espero que tenham gostado!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Imagine, Elaine! Não tem o que agradecer, seu blog está cada dia melhor! Eu AMO demais torta de limão!! Essa sua ficou linda, linda! Preciso provar com chocolate, deve ficar ainda melhor!

    um grande beijo

    Talita

  2. Que maravilha ficou linda sua tarte, só pode mesmo ser uma delicia….bjokitas

  3. Oi, Eliane
    Tudo bem com vc?
    Então, conheci seu blog através do Chocorango. Adorei, vc está de parabéns!
    Minha mãe e eu fizemos o kibe assado recheado, mas como tem um pessoal vegetariano aqui em casa, tivemos que tirar a carne e o bacon (com muita dor no coração da minha parte!). O pessoal disse que ficou muito bom, mas para mim, ficou meio sem-graça!
    Já peguei outras receitas para testar e não tirarei mais ingrediente algum!! rsrsrs
    Um beijo! 🙂

    • Oiess Daniela!!!
      Que legal que vc já testou a receita e que bom que o pessoal gostou!!! Você usou proteína texturizada? Eu já comi essa versão vegetariana, mas de verdade, com carne e bacon fica muito melhor!!! hehehe…
      Obrigada pelo carinho e seja muito bem vinda!
      Beijo grande!

  4. Querida amiga,
    Fiquei sua fã… Olha eu aqui de novo…
    Adorei a sua torta… Além de LINDA deve ter ficado uma DELÍCIA!!!
    Grande beijo, Irene

  5. Sou doidinha pra fazer essa torta…já tenho várias receitas e a sua com certeza vai pro meu caderninho 😀

    Fotos lindas como sempre….beijo!

  6. Oi Eliane!
    sempre acompanho o blog e já testei algumas receitas, nessa torta vc usou o chocolate amargo 70% ? comprei um que é 50% e fiquei em dúvida se era melhor usar outro =/
    bjs

    • Oi Adriana!
      Nessa receita eu usei o chocolate meio amargo da garoto. A escolha do chocolate não altera a receita, o que muda vai ser o sabor do chocolate, que ou fica mais doce se for o ao leite, ou mais suave, eu diria, se o chocolate for meio amargo ou amargo.
      Eu gosto mais do meio amargo, não é muito doce e fica bom com tudo.
      Faz e depois me conta como ficou!
      Beijos querida!

      • Adriana Costa

        Oi!!
        No fds passado fiz a torta ficou deliciosa, usei o chocolate amargo com 53% de cacau. Só faltou o chantilly pq na casa do namorado não tem batedeira 😦
        os homens não sabem da importância de uma batedeira rsrs bjos

      • Oiess Adriana!

        Que legal que vc fez! Parabénss!!!
        E homens são assim mesmo, nem sabem para que serve a batedeira… hehehe…

        Beijos querida!!

  7. Márcia Corrêa

    Olá Elaine,
    Tudo bem?
    O recheio de limão fica bem firme? Gostaria de fazer neste fim de de semana, para um jantar.
    Vi algumas receitas que levam gelatina incolor, mas achei a sua receita muito mais prática e fácil de fazer.
    Não vou colocar o rum, porque vou fazer para crianças.
    Elaine, onde moro é difícil encontrar creme de leite fresco, posso usar o de caixinha?
    Acho que vou cobrir com raspas de chocolate, acho que fica legal né?

    Muito obrigada,

    Desculpe tantas perguntas.

    Bjo,

    Márcia

    • Olá Márcia!

      Tudo ótimo e com você?

      O recheio de limão fica firme sim, pode fazer sem gelatina incolor, que da certo sim! E não precisa colocar rum se não quiser, é opcional, fica ótimo do mesmo jeito.

      Agora sobre o creme de leite, para a cobertura, tem que ser o fresco, o creme de leite comum, não vira chantilly, então, se vc não encontrar, pode comprar esses chantilys de caixinha, que também da certo, ok?!

      As raspas de chocolate para cobrir também fica ótimo, combina pq tem chocolate no recheio também, e fica lindo, sem dúvida…

      Depois me fala se deu certo e me manda as fotos, para entrar no “Testado e Aprovado!”, ok?!

      beijão querida… e fique a vontade, sempre que tiver alguma dúvida…

      • Márcia Corrêa

        Oi Amiga,
        Obrigada pelo retorno, vou fazer para um jantar amanhã. Acho que vou dobrar a receita.
        Quanto tempo você acha que levo para gelar na geladeira?

        Bjo,

        Márcia

      • Olá Márcia!

        Olha, o ideal é de um dia para o outro, ou no mínimo umas 4 horas de geladeira.

        Beijão…

  8. Márcia Corrêa

    Elaine,
    Eu novamente, a receita rende uma torta grande? Bjão, Márcia

  9. Tâmara

    eliane, eu fiz a torta… ficou otimo. Parabéns e obrigada pela receita. So que eu nao consegui o ponto de chantili 😦 será pq? eu usei bem gelado

    • Olá Tâmara!

      Ai o ponto do chantily é bem chatinho mesmo, eu já perdi o ponto algumas vezes e perdi o creme de leite todo. O negócio é ficar de olho, ir parando e experimentando, porque para passar o ponto é rapidinho.

      Mas que bom que gostou da torta, fico feliz pelo seu retorno e pelo carinho.

      Beijo grande!!!

Deixe um comentário

