Meu Primeiro Panetone e o aniversário do papai!

Oláaaa pessoal!!!

Tudo bem? Domingão especial hoje, como disse no post anterior, hoje fizemos um churrasco aqui em casa, para comemorar o aniversário do meu paizinho lindo! Pois é, churrasco com direito a maionese, vinagrete, farofinha temperada, onigiri (bolinho de arroz), tudo feito por mim. E os espetinhos que estavam deliciosos também, carne a vontade, frango, lombo, linguicinha e kafta, tuuudo de bom!!!

Ahn claro, com bolo de aniversário, velinhas, pedido, tuuudo que tem direito também!!!

Mas sabe, uma coisa que eu gosto dos churrascos de japoneses, é que sempre tem onigiri, gente eu AMO onigire, que nada mais é que um bolinho de arroz do tipo japonês, prensado em uma forminha no formato de um triangulo, ADORO! No fim, nem comemos pão, ficamos no onigire mesmo… hehehe…

Meu amor na churrasqueira, por enquanto só o cupim assando!

Todo mundo com a boa cheia! hahaha

Assoprando as velinhas!

Agora falando no panetone, ontem testei minha primeira receita e também fiz cookies, olha eles ali no potinho, hehehe, mas a receita eu coloco num próximo post.

E o panetone, eu pesquisei váaarias receitas, fiquei sem saber qual testar, no fim, acabei optando por uma que parecia que não era muito demorada, mas achei que estava faltando algumas coisinhas nessa receita e acabei acrescentando por minha conta.

O resultado foi uma massa bem saborosa, só acho que deixei passar um pouquinho do ponto, acho que 10 minutos a menos, a massa estaria ainda mais macia. Mas nada que tenha comprometido o sabor, que ficou além das minhas expectativas.

Bom, vamos à receita! Original pequei no blog da Patrícia, Technicolor Kitchen.

PANETONE / CHOCOTONE

Ingredientes

Para esponja:

  • 60 g de fermento biológico fresco (usei 2 envelopes – 20g – de fermento biológico seco)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 200 ml de leite morno
  • 2 ovos
  • 240 g de farinha de trigo

Para massa:

  • 150 g de manteiga sem sal amolecida
  • 80 g de açúcar
  • 4 gemas
  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de mel
  • 4 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1/2 colher (chá) de noz-moscada e canela
  • 2 colheres (sopa) de rum
  • 500 g de farinha de trigo
  • raspas de uma laranja (coloquei por minha conta)
  • 2 colheres (sopa) de essência de panetone (coloquei por minha conta)
  • 1 gema para pincelar

Para o recheio:

  • frutas cristalizadas
  • uva passa
  • cereja em calda
  • damasco desidratado
  • gotas de chocolate

Modo de preparo

Em um recipiente, misture o fermento, a farinha, o açúcar, os ovos e o leite morno, misture até incorporar todos os ingredientes e deixe fermentar por 30 minutos coberto com plástico filme e um pano de prato. Essa fermentação é a chamada esponja.

Passado os 30 minutos, na batedeira, coloque a manteiga, o açúcar, as 4 gemas, o ovo, o mel, a noz-moscada e canela, o rum, as raspas da laranja e a essência de panetone e bata até obter um creme incorpado.

Misture esse creme à esponja (misture a mão), depois acrescente a farinha de trigo e bata na batedeira com o gancho de massa pesada.

Tampe o recipiente com plastico filme e pano de prato de deixe descansar por mais 30 minutos. O meu passou um pouco mais de 30 minutos, porque nesse intervalo eu estava fazendo os cookies.

Você irá perceber que a massa dobrou de tamanho.

Como não sabia a quantidade que deveria colocar em cada forma, separei mais ou menos a olho, em 4 partes. Fiz dois, com recheio de frutas cristalizadas e uva passa. Um com gotas de chocolate e outro, com damasco desidratado picado, cereja em calda picado e a uva passa. A quantidade foi a olho, na hora achei que fosse bastante, mas depois de pronto, vi que poderia ter colocado ainda mais. Deixe descansar por mais uns 10, 15 minutos.

Pince a gema sobre a massa e leve para assar. Usei formas de panetone de 250 g. Coloque as formas de panetone em uma assadeira e leve para o forno pré-aquecido 180ºC, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Eu deixei 50 minutos e esqueci de pincelar a gema.

Gente, espero que me perdoem com relação a quantidade do recheio, como estou sem balança, acabei colocando a olho mesmo. E foi a minha primeira experiência com panetones.

Vamos ao resultado final!

Só não tirei foto dos de frutas cristalizadas e uva passa, porque dei um para minha mãe e um para a Lúcia, minha sogrinha querida.

Bom, dia mega especial, receitas novas, to mega cansada, vou aproveitar o finalzinho do domingo e tirar uma sonequinha, hahaha…

Um ótimo finalzinho de domingo para vocês e uma ótima semana também!!!

Beijos, beijos, beijos…

  1. Prô Erika

    Elaine do céu, tava lembrando aqui, na minha família qdo tem churrasco tbm tem oniguiri!!! Aqui em casa tbm comemos no café da manhã, fritinho na chapa de ferro com legumes ou mortadela…ai que delícia! Comia muito qdo meu pai ainda era vivo…dá uma saudade da comida dele….ele fazia oniguiris incríveis, cozinhava bem pra caramba. Meu gosto pela cozinha veio através dele. Que saudade, snif… :*(
    Parabéns pro seu pai e que ele tenha muitos anos de vida!!!
    Ah, outra coisa! Minha mãe nasceu em Gália, ela disse que é aí pertinho de Marília e Garça! Depois dos 25 anos ela veio pra SP e casou com meu pai. Quem sabe qdo ela for aí a gente não se conhece pessoalmente? rsrsrs Mas parente não temos mais ninguém por aí, uma pena. Beijos, Erika

    • Oies Erika!
      Galia é aqui pertinho sim, deve dar uns 30 ou 40 minutos de Marília. Quando vierem para esse lados, me avise sim, que a gente marca alguma coisa!!! ^ ^
      Obrigada pelo carinho de sempre, churrascos com oniguiri é outra coisa, não?!! Ainda mais eu, que sou apaixonada por arroz japonês, delícia!!!
      Beijos querida!

  2. cecília

    Olá. Também já testei algumas receitas de panetone e o que eu observei é que se passasse um pouco do ponto do forno, o panetone ficava com uma camada escura, de queimado, por fora. Se eu deixasse no tempo recomendado de forno, ele ficava meio cru por dentro. E além desses dissabores, o panetone por vezes não ficava úmido. Então, a pergunta é, olhando as fotos do seu panetone, parece que eles também não ficaram úmidos. Aconteceu isso?

Deixe um comentário

