Salada de Harusame

Booaaa Noite!!!

Olha eu aqui de novo! Segundona, semana só começando, mas vamos que vamos. Essa semana temos um feriado aqui em Marília, quinta-feira vamos ter uma folguinha, que coisa boa! hehehe…

Hoje vou postar uma das saladas, ou melhor, a salada, que eu mais AMO! Primeiro vou contar um pouquinho da historia desse macarrãozinho maravilhoso.

“O harusame, que na tradução literal significa “chuva de primavera” foi criado pelos chineses e depois foi introduzido no Japão, na Coréia e em outros países do Sudeste Asiático.

De início eram feitos de farinha de trigo, mas depois passou se a produzi-las igualmente de trigo sarraceno, de amido do feijão chinês mung, o mesmo com o qual se produz brotos, de amido de arroz, de batata, de batata-doce, de soja ou de cará.

Hoje o harusame é feito de amido de arroz, de batata, de batata-doce ou, ao estilo chinês, de amido de feijão mung. Graças a nós, imigrantes japoneses, hoje o harusame é um ingrediente já incorporado aos hábitos brasileiros.

Os fios podem ser achatados ou arredondados, mas não vêm em ninhos. Crus, são translúcidos, porém, depois de cozidos ou de demolhados em água fervente, se tornam quase transparentes. Podem ser usados de várias formas.

Cozidos em água quente fora do fogo, tornam-se elásticos, macios e flexíveis e entram no recheio de rolinho-primavera. Embora tenham sabor neutro, absorvem sabores facilmente, o que faz deles ótima escolha para muitos pratos, desde que recebam algum molho ou temperos.

*Fonte: Revista Caras online.

Esse macarrãozinnho transparente, já está bem popular no Brasil, é fácil de encontrar em lojas de produtos orientais e até mesmo em supermercados. Pode-se fazê-lo de várias maneiras, eu vou ensinar do jeito que eu costumo fazer e que eu ADORO!

Vamos lá!

HARUSAME DO MEU JEITO

Ingredientes

  • 1 pacote de Harusame
  • 1 vidrinho de óleo de gergelin torrado
  • 2 pepinos
  • 5 ovos
  • 300 g de presunto
  • gergelin torrado a gosto (pode ser o preto ou o branco, fica a gosto)
  • sal quanto baste

Modo de Preparo

Lave bem o pepino, e com casca mesmo rale no ralo grosso. Coloque um pouco de sal, misture e reserve. Ele irá soltar água, antes de utilizá-lo, esprema-o para tirar o excesso da água.

Faça uma omelete fininha com os ovos, eu costumo fazer três omeletes com essa quantidade de ovos, é só colocar com uma concha em uma frigideira quente, untada com azeite, vire a omelete para fritar do outro lado e esta pronto. Não precisa ficar dourada, basta cozinhar e ficar firme. Corte em tirinhas e reserve.

Corte o presunto também em tiras, eu costumo cortar em três partes, no sentido do comprimento e depois vou cortando fazendo tiras finas. Reserve.

Em uma panela, com o fogo alto, coloque o harusame e cubra com água fervente. Mexa até que ele amoleça levemente, desligue o fogo, tampe a panela e conte um minuto.

Depois disso, passe o harusame no escorredor e em água corrente, até que ele esfrie por completo.

Para facilitar, corte o macarrão em pedaços menores, pois eles ficam fios compridos e difíceis de misturar e servir.

Em um recipiente grande, vá misturando ao harusame aos outros ingrediente, o pepino devidamente escorrido o excesso de água, a omelete e o presunto. Tempere com o óleo de gergelin a gosto, eu costumo usar quase um vidrinho inteiro, mas fica a gosto de cada um, com sal e o gergelin torrado.

Leve para geladeira até a hora de servir.

Eu AMOOO essa saladinha!!! Agora que eu reparei, que nessa salada que eu postei as fotos, eu não coloquei gergelin, tinha esquecido. Mas coloquem, que fica uma delícia, combina perfeitamente com a receita.

Outra dica, pode colocar cenoura ralada também, sabe quando você rala fino e comprido, fica ótimo também.

Essa mesma salada também pode ser feita com o “Bifum”, que é um outro macarrãozinho oriental, mas sobre o Bifum fica para um outro post, hehehe…

Façam em casa, eu simplesmente adoro esse macarrãozinho transparente, posso fazer apenas ele, que como feliz da vida! Nesse calor então, essa salada geladinha, cai muuuito bem!

Bom, deixô ir.

Beijos, beijos, beijos…

Ps: Vanessa não sei se você já viu, mas coloquei a foto do creme de leite fresco no post anterior, ok?!

  1. Vanessa

    Nossa, esse macarrão é tudo de bom mesmo…no JP comíamos muito com maionese, tbm é uma ótima combinação. Mais uma vez, super obrigada pela foto!!! Agora tenho um retrato falado do tal creme de leite fresco! rsrsrsrs…

    • Oies Vanessa!
      Essa receita é maravilhosa, né?! Eu amo esse macarrãozinho, ainda mais agora no calor.
      E sobre a foto, eu já passei por isso, ficava pensando e procurando, o que seria esse tal de creme de leite fresco, hehehe… Espero ter ajudado!
      Beijos querida!

  2. Prô Erika

    Oi Elaine! Estava lendo o blog do Richie e li um comentário seu; por curiosidade entrei para ler seu blog tbm e confesso que ADOREI! Eu tbm sou oriental (sou sansei), adoro cozinhar e ler blogs a respeito! Estou lendo bastante seu blog, anotando algumas receitas para testar e fazer meu futuro marido bem feliz!!! hehehe
    Parabéns pelas receitas e pela sua iniciativa de postar suas receitas, muito interessante poder aprender mais sobre essa arte de cozinhar!
    Um beijo,
    Erika/SP

    • Oi Erika!
      Que bom que vc encontrou meu blog e melhor ainda que vc esta gostando… hehehe…
      Cozinhar sempre foi algo que eu gostava muito, sou de ficar horas na cozinha, sem ver o tempo passar. Só estou querendo aprender mais sobre a culinária japonesa, porque apesar de ser descendente tb, minha mãe não tinha muito o costume de fazer coisas japonesas, só o básico mesmo…
      Obrigada pelo carinho e volte sempre!
      Beijos querida!

Deixe um comentário

