Dia Internacional do Macarrão

Olá amigosss!!!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo, na correria de sempre, hehehe…

Hoje, 25 de outubro é o Dia Internacional do Macarrão! Pois é, nosso bom macarrão de domingo e dos dias em que não se tem nada na geladeira, tem seu Dia Internacional, que chique, não?!

Apesar da minha descendência japonesa, adoro uma macarronada de vez em quando, meu preferido é com molho ao sugo feito em casa, bem temperadinho com alho, cebola e cheiro verde, bacon e alcaparra, deu até água na boca, para mim é a perfeição!

Mas claro, macarronada de qualquer jeito é bom, prato típico nas mesas dos brasileiros, aqui em casa sempre tem um pacote de macarrão, que acaba sendo muitas vezes a minha salvação. Quando você não tem nada na geladeira, um macarrão alho e óleo te salva, ou quando você não quer cozinhar nada muito trabalhoso, pega o que tem na geladeira, faz um molho com tudo dentro e pronto, a refeição ta na mesa!

Para não passar em branco, vou postar uma receita basiquinha de molho ao sugo para vocês.

MOLHO AO SUGO DO MEU JEITO

Ingredientes

  • 1 kg de tomate rasteiro concassê (não descarte a água que ele soltar, vou explicar abaixo)
  • 1 cebola bem picadinha
  • 4 dentes de alho triturados
  • cheiro-verde a gosto
  • sal se necessário
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 500 ml de água filtrada
  • 100 g de bacon em cubos
  • 2 colheres de alcaparra
  • 1 pitada de açúcar
  • 1 pimenta de sua preferência picada

Modo de Preparo

Descasque os tomates e retire as sementes, faça isso em cima de um recipiente, descarte as cascas e vá colocando as sementes dentro desse recipiente, deixando a água que o tomate for soltando dentro dele. Peneire essa água e reserve. Depois de descascados e sem sementes, pique os tomates em cubos, reserve.

Em uma panela de fundo grosso, refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente o tomate, a água dos tomates e mais metade da água e deixe apurar em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Conforme necessário, vá acrescentando mais água, até que fique na consistência desejada.

No total, o molho fica apurando coisa de uma hora até ficar no ponto ideal.

Separadamente, frite bem o bacon, separe da gordura dele e acrescente ao molho, juntamente com a alcaparra e a pimenta.

Como o bacon e a alcaparra já são salgadinhos, eu geralmente não coloco mais sal, mas prove e se necessário, acrescente um pouco. Se necessário também, acrescente a pitada de açúcar, caso o molho fique muito ácido para o seu paladar.

Por último coloco o cheiro-verde picadinho e pronto, só servir com a sua massa preferida, nessa receita eu usei o talharin.

Ja passa da meia noite, devo corrigir e dizer que ontem foi o Dia Internacional do Macarrão. Estava testando uma receita, ai acabei deixando para terminar o post depois… Mas vale a intenção, hehehe…

Essa semana comprei mais alguns livros para minha “biblioteca culinária”, estava querendo a tempos comprar o “Revolução na Cozinha” do Jamie Oliver, aí entrei no submarino para dar uma fuçada e encontrei a promoção de três Jamir Oliver, por R$ 99,00, não resisti e comprei!

E os livros são lindos, a fotografia é linda, as receitas maravilhosas… Ainda não testei nenhuma, vamos ver se esse final de semana eu arrumo um tempinho para cozinhar…

Bom, agora deixa eu dormir que já está tarde.

Espero que tenham gostado da receita, é uma sugestão, afinal molho de macarrão existem mil e uma formas de se fazer e cada um tem sua receita especial, essa foi a minha.

Beijos, beijos, beijos…

  1. Elaine, obrigada por participar do sorteio! Boa sorte! E esse macarrão tá lindo, em plena 10 da manhã já fiquei com fome, rs. Beijinho!

  2. Amei suas receita, vou voltar outras vezes.
    bejos!

Deixe um comentário

