Correria, sem net e um pão de queijo…

Boooaaa noiteee!!!

Tudo bem com vocês? Comigo tudo ótimo… Não tenho postado muito ultimamente, por total falta de tempo e quando tive tempo, não tinha internet, ai, ai… hehehe. Mas cá estou eu, vamos ver se essa semana consigo postar mais, estou com umas receitas ótimas que testei para colocar aqui.

Mas vamos por parte, FIFAFriday, semana passada fiz pela primeira vez pão de queijo, até então só havia feito aqueles preparados que só se adiciona ovos e leite. Dei uma pesquisada pelos blogs que eu sigo e encontrei várias opções, mas acabei parando nessa aqui, do Vitor do blog Prato Fundo, que eu adoorooo!!!

Confesso que no meio do caminho, achei que não daria certo, a massa é bem pesada, deu trabalho até para bater com a minha planetária, pensei que ela não fosse aguentar. Mas fui parando, dando uma ajeitada na massa, ai batia mais um pouco, até ficar homogênea.

Depois de pronto, a massa fica pegajosa mesmo, não mole, mas grudenta. Achei que fosse mais difícil, mas não, com a batedeira, foi bem tranquilo, só fica o medo da batedeira não aguentar, hehehe. Eu até tentei fazer no braço, mas não tenho essa força não. Obrigada irmão, pelo presente de aniversário mais útil do mundo, ameiii. Vale a pena ter uma planetária em casa, elas são muuuito práticas.

Vamos a receita!

PÃO DE QUEIJO

Ingrediente

  • 300 g de polvilho azedo
  • 500 g de fécula de mandioca ou polvilho doce (usei polvilho doce, porque não encontrei a fécula de mandioca aqui em Marília)
  • 25 g de sal
  • 30 g de manteiga
  • 110 ml de óleo de milho ou canola (usei canola)
  • 550 ml de leite integral
  • 5 ovos pequenos
  • 440 g de queijo minas padrão ralado (ralo fino) ou queijo colonial (usei minas padrão)
  • 220 g de queijo parmesão ralado (usei uma peça ralada na hora)

Modo de Preparo

Peneire todos os ingredientes secos (polvilho azedo, polvilho doce e o sal). Como o Vitor disse, o azedo tem vários grânulos duros no meio, que devem ser separados.

Em uma panela misture o leite, o óleo e a manteiga e deixe ferver. Depois acrescente está mistura aos secos vagarosamente e mexa.

Na batedeira, utilize o gancho de massa pesada. Eu fiz assim, batia um pouco, parava, ajeitava a massa e batia de novo. Fui levando assim, porque a massa começava a enrolar no gancho e não batia direito. É bem pesada meeesmooo, eu nem consegui bater na mão. A massa deve ficar bem uniforme, macia e sedosa.

Quando a massa amornar, acrescente os ovos, um a um, batendo bem entre um e outro, para que ele seja bem absorvido pela massa. Em seguida, acrescente os queijos e bata até misturar bem os queijos.

Como disse, a massa fica pegajosa mesmo, mas untando as mãos com óleo, fica fácil de moldar os bolinhos. Ou se preferir, pode moldar com a ajuda de duas colheres. Mas fica mais bonito moldando na mão mesmo.

Unte uma assadeira com óleo e distribua as bolinhas, deixando um espaço entre eles, pois a massa irá crescer um pouco ainda.

Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, 180ºC, por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Vamos as fotos!

Renderam 46 pães de queijo do tamanho da foto. Servi com eles, presunto, queijo muçarela, mordadela e requeijão, cada um foi recheando do seu jeito. Deu super certo, o pessoal adorou!

Vamos ver se consigo postar mais coisas essa semana, to com umas receitas ótimas!!!

Boa semana à todos!!!

Beijos, beijos, beijos…

Deixe um comentário

