Época de Morangos…

Boooaaa Tarde pessoal!!!

Tudo bem com vocês??? Comigo tudo ótimo!

Domingo pra mim é um dia bem preguiçoso, eu já fiz todas as minhas obrigações de dona de casa no sábado, então posso ficar sossegada… Um cochilinho depois do almoço, tuuudo de bom, né gente?!

Agora época de morangos, tem uma banca na feira que vende uns morangos lindos, um pouco mais caro que o supermercado, mas vale a pena, não se perde nada. Já comprei no mercado por um preço bem baratinho, mas de 3 caixas, juro que tive que jogar pelo menos a quantidade de uma caixa fora, tudo feio e os de baixo são os piores.

Morango no supermercado, parei! Agora só compro da feira! hehehe…

Fiz geléia pela primeria vez na minha vida esse ano, o Fábio que pediu e justamente nesse dia, encontrei a receita de geléia do Richie, não pensei duas vezes e lá fui eu comprar morangos para testar essa maravilha.

Na verdade, não fiz exatamente como a receita do Richie, não coloquei cardamomo, nem vodka porque não tinha em casa, isso a primeira vez e as outras vezes, foi porque esqueci mesmo… hehehe

A primeira vez que fiz, eu piquei mais os morangos, então o resultado foi uma geléia mais próxima às industrializadas, a partir da segunda vez, eu já deixei os morangos em pedaços maiores, para que depois, desse para sentir os pedaços. Nas fotos vocês vão perceber a diferença.

Confesso que tive uma certa dificuldade para encontrar o ponto da geléia, mas pesquisando, encontrei algumas dicas boas, vou passá-las para vocês.

  1. Teste do pires gelado: pingue uma gota de geléia sobre ele e e tombe o pires: a gota não deve escorrer. (Essa dica é a do Richie)
  2. Teste da colher: retire uma pequena quantidade de geléia com uma colher e deixe a porção escorrer, se escorrer em forma de fio ou gotas, ainda não esta no ponto; se escorrer na forma de placas ou lâminas, parcialmente solidificada, está no ponto.
  3. Teste do copo: pegue uma pequena porção de geléia com uma colher e deixe pingar em um copo com água fria, se a gota se dividir em pequenas gotas ou dissolver-se na água, ainda não está no ponto; se a gota chegar inteira ao fundo do copo, já está no ponto de geléia.

Vamos à receita!

GELÉIA DE MORANGO

Ingredientes

  • 4 caixas de morango
  • 400 g de açúcar refinado
  • 1/2 limão
  • 4 galhinhos de hortelã fresca

Modo de Preparo *

Higienize bem os morangos, deixando pelo menos 30 minutos na água com vinagre, esse procedimento deve ser feito, antes de se tirar os talinhos e as partes batidas.

Os morangos pequenos pode-se utilizá-los inteiros e os maiores, você pode cortar ao meio ou dependendo do tamanho, em até 4 partes.

Em uma panela grande, coloque os morangos, o açúcar, o suco de 1/2 limão e os galhinhos de hortelã bem lavados.

Deixe ferver, abaixe o fogo e vá retirando a espuma que for se formando. Misture sempre, cuidando para que não queime. Quando as espumas pararem de se formar, faça um dos testes mencionados acima, para saber se já está no ponto.

Se preferir, pode tirar os galhinhos de hortelã antes de embalá-los.

Modo de higienização dos potes: Devem ser lavados com sabão neutro, enxaguados em água corrente potável e emborcadas para escorrer a água. No caso de potes de vidro, pode-se passá-los pela água fervente com o objetivo de verificar falhar no vidro e evitar que elas venham a quebrar no momento do enchimento quente. Não há necessidade de efetuar a fervura das embalagens por 15 minutos para estelizar.

Passar a geléia para os potes, assim que estiver pronta, entre 85 a 90º C, fechar as embalagens e inverter a posição dos potes (colocar de boca para baixo), com o objetivo de promover o maior aquecimento da tampa e consequentemente vedação das tampas.

Passado 5 minutos, pode-se voltar as embalagens à posição normal e evite movimentá-las desnecessariamente para não interferir na formação da geleia.

Caso você queira fazer o tratamento térmico nas geléias, para aumentar a segurança sobre a geléia, assim que embalar a geléia, feche as embalagens e coloque-as em um tacho ou panela, com água já aquecida, para evitar o choque térmico e quebra da embalagem, deixando-as submersas na água. Leve ao fogo, quando começar a ferver, marque 15 minutos sob fervura. Desligue o fogo e faça o resfriamento. Esse procedimento não é obrigatório, se preferir, pode pular direto para o resfriamento.

Pode-se fazer o resfriamento das embalagens logo após virar as embalagens para a posição normal, colocando-as em um tacho ou panela com água previamente aquecida (para evitar o choque térmico). Deixe correr água fria dentro da panela ou tacho, escorrendo lentamente pelos potes. Quando a água estiver fria, manter as embalagens até seu quase total resfriamento. Quando elas estiverem mornas, retire da água e seque com um pano limpo e seco.

* Todos esses procedimentos foram tirados de um manual da Embrapa, sobre o Preparo artesanal de geléias e geleiadas, escrito por Ana Cristina Richter Krolow.

Vamos as fotinhas!!!

Com os morangos em pedaços

Textura de geléia industrializada

Espero que tenham gostado! Fica uma delícia para comer com pão, bolacha, já fiz uma rosca com a geléia, cupcake com recheio de geléia de morango, muuuito bom!!! Posto as receitas nos posts seguintes!

Um ótimo finalzinho de domingo!

Beijos, beijos, beijos…

Anúncios

  1. Pingback: Creme de Coco com Geleia de Morango | brazilianspice

  2. Pingback: Bolo de Iogurte de Coco com Geléia de Morango | brazilianspice

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: