Minha primeira experiência com chocolate e o pão de mel…

Oiesss amiiigooosss!!!
Tudo bem com vocês??? Mais uma semana começando e eu vou contar minha primeira experiência no manuseio de chocolate… Pois é, já usei chocolate derretido para fazer ganache, recheios, agora para cobertura, foi a primeira vez e confesso que deu um trabaaalhooo…
Durante o curso de salgados que eu fiz no Senac, em um sábado, tivemos uma oficina de Pão de Mel na casa da nossa professora Ederli. Confesso que fiz por curiosidade e depois do curso pensei que nunca iria fazer uma receita de pão de mel, por conta do trabalho.
Maaasss, mudei de idéia, comprei forminhas, ingredientes e resolvi tentar fazer os pães de mel pela primeira vez. Depois de um bom tempo que fiz a oficina e sozinha, não tinha nem idéia de que chocolate usar.
Primeira dificuldade, fui ao supermercado comprar os ingredientes e na hora de comprar o chocolate para a cobertura, que chocolate comprar??? Não lembrava qual marca era a mais indicada, lembro que deveria ser a fracionada, mas nenhuma embalagem estava escrito “chocolate fracionado”, o que fazer??? Sabia que garoto era um dos melhores chocolates, mas não tinha nenhum escrito cobertura, o único escrito cobertura, era um da Nestlé, pois comprei esse mesmo e mais uma barra de chocolate meio amargo da garoto.
Derreti o chocolate no microondas, fiz o choque térmico e banhei os pães de mel, deu trabalho, eu que não sabia muito bem como usar os garfinhos de banhar, apanhei um pouco, mas no fim deu certo. Metade banhei só com o chocolate Nestlé cobertura e a outra metade, misturei chocolate meio amargo Garoto, e ambos deu certo. Só depois fui saber, que para banhar com chocolate normal, mistura-se o ao leite com o meio amargo mesmo, hehehe.
Essa semana resolvi fazer pão de mel novamente, dessa vez comprei uma barra de chocolate fracionado da Bunge meio amargo, achei que seria mais fácil, no entanto, não me dei muito bem com ele não, achei mais difícil, os pães de mel não ficaram tão bonitos quanto os que eu fiz na semana anterior e também não ficaram tão gostosos como o com chocolate “puro”.
Bom, resumindo minha experiência, Sim, chocolate faz uma sujeira enorme, Não, não vou desistir, acredito que seja tudo questão de prática e daqui a pouco vou pegar o jeito e a coisa vai fluir melhor.
Isso com relação ao chocolate, porque o pão de mel em si, ficou uma delícia, deu suuuper certo a receita, o recheio, ficou maravilhoso!!!
Da uma olhadinha nas fotos e depois me falem o que acharam… Receita abaixo.
 Com chocolate Nestlé
 Chocolate Nestlé e recheio de doce de leite
 Recheio de ganache de chocolate
 Chocolate fracionado Bunge
 Chocolate fracionado com recheio de ganache de chocolate

PÃO DE MEL DA PRÔ (Receita da Ederli)

Ingredientes
– 250 g de açúcar mascavo
– 1 copo de água
– 250 g de farinha de trigo
– 1/2 colher (sopa) de canela em pó
– 1 colher (café) de cravo moido
– 1/2 colher (sopa) de bicarbonato
– 1/2 xícara de mel
– 25 g de côco ralado
– 2 ovos, claras e gemas separados
Modo de Preparo
Primeiramente prepare uma calda com o açúcar mascavo e água, leve para o fogo e quando ferver, deixe em fogo baixo por alguns minutos. Deixe esfriar e reserve.
Em um recipiente, coloque a farinha peneirada, a canela, o cravo, o côco, o bircarbonato dissolvido em um pouco de leite e as gemas. Misture e acrescente a calda já fria, por último o mel.
Bata as claras em neve firme e acrescente a massa. Misture delicadamente, até que as claras estejam bem integradas a massa.
Unte forminhas para pão de mel, coloque a massa até 3/4 da forminha e leve para assar em forno pré-aquecido 180ºC, por aproximadamente 20 minutos.
Enquanto assa, prepare uma calda para banhar os pães de mel;
– 6 colheres (sopa) de açúcar
– 1 colher (sopa) de chocolate em pó
– 1 colher (sopa) de margarina sem sal
– 3 colheres (sopa) de leite
– 1 colher (sopa) de baunilha
Junte todos os ingredientes, menos a baunilha e leve para o fogo. Depois que ferver, baixe o fogo e deixe por 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente a baunilha.
Assim que os pães de mel sairem do forno, fure-os com ajuda de um palito de dente e regue com a calda quente. Deixe secar bem antes de recheá-los.
Para falar a verdade, o recheio de doce de leite, eu usei o pronto da Moça, porque estava com pressa, hehehe. O ganache de chocolate eu fiz a olho. Derreti um pouco de chocolate meio amargo, deixei esfriar um pouco, acrescentei creme de leite fresco até a textura desejada e por último, coloquei duas colheres de rum. Se quiser mais firme, coloque menos creme de leite e leve a geladeira, se quiser mais cremoso, coloque um pouco menos de creme de leite e use assim.
Montagem, cortei os pães de mel ao meio, sem soltar uma parte da outra, recheiei bem e fechei. O recheio ficou aparecendo um pouco, mas não tem problema. Depois derreti os chocolates, fiz o choque térmico no caso do chocolate Nestlé e banhei os pães de mel. Deixei secando em papel manteiga, se estiver muito quente, leve à geladeira, para ajudar a secar.
Essa receita rende 24 pães de mel, na forminha número zero.
Gente, eu não tenho muita experiência com chocolate, então, me perdoem se eu disse alguma coisa errada, tudo que eu escrevi foi do jeito que eu achei que seria e fiz desse jeito.
O pessoal adorou, principalmente os com chocolate normal, não o fracionado. Espero que vocês gostem também e com relação ao chocolate, testem e tirem suas conclusões sobre qual o chocolate que vocês se adaptaram melhor.
Nossa, post longo… Obrigada pelo carinho e pela paciencia!
Ótima semana a todos!!!
Beijos, beijos, beijosss…
Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Pelas fotos achei que ficou bem legal e delicioso. Parabéns vou tentar fazer.
    Abraço.

  2. eliza

    BOm dia Laine…
    Achei maravilhosa suas dicas..quero fazer também…
    Só lhepeço que me diga algo…
    Quanto envestir?o que de material para comprar…tudo que preciso..pois querof azer para vender em feiras…
    bjs querida e aguardo seu contato..
    pode estar me respodendo também meu o meu e-mail…eliza_costa2013@hotmail..
    att…bjs

    • Oi Eliza!
      Desculpe a demora em responder, ando um pouco sumida do blog…
      Nossa, vc me fez uma pergunta difícil, não sei falar em valores, mas de material para fazer pão de mel, o que você precisa investir são nas forminhas, o restante são itens que você tem em casa, no máximo uma batedeira, mas que se você não tiver, pode bater a clara em neve na mão mesmo.
      Desculpe não poder ajudá-la mais, mas é que realmente não sei falar de valores, as forminhas eu comprei há muito tempo, nem me recordo os valoeres…
      beijos querida!

  3. Adriana

    Olá, td bem?? Tive mta dificuldade para banhar o pão de mel….eu só derreti a barra de cobertura da nestlé no microondas. Como seria esse choque térmico?? A minha cobertura ficou mto grossa tb, coloquei td no papel manteiga pra secar, mas não ficaram bonitinhos q nem o seu..rs…

    • Oi Adriana!

      Ai, a primeira experiência com chocolate é sempre chatinha mesmo, aff. Até hoje mexer com chocolate não é muito a minha praia, hahaha…

      Então, o chocolate cobertura, é só derreter no microondas mesmo, você tem que ir colocando de 30 em 30 segundos, misturando, até que esteja totalmente derretido. Só tem que tomar cuidado para não passar do ponto, que aí a cobertura não seca mais.

      Eu agora acostumei a derreter tudo em banho maria, eu faço assim, coloco água em uma assadeira e levo para o fogo, quando começar a aparecer bolinhas no fundo eu desligo o fogo e coloco um bowl de vidro com o chocolate e vou mexendo até derreter por completo. Só tem que tomar cuidado para não espirrar nenhuma gotinha de água no chocolate.

      Depois que tiver tudo bem homogêneo e derretido, você tem que esperar baixar a temperatura, o teste para saber o ponto, é quando você rela o chocolate nos lábios e ele te da a sensação de frio, o chocolate tem que estar na temperatura abaixo do seu corpo.

      Se for cobertura só fazer isso e já da para usar. Agora, se for chocolate puro, vc faz esse processo de derretê-lo em banho maria, depois eu faço assim, pego um recipiente coloco água fria da torneira mesmo e coloco um outro recipiente que caiba o chocolate derretido, seco sobre o de água, mas tem que ser alto, para não cair água dentro. Passa o chocolate derretido ainda quente mesmo para esse outro recipiente e fica mexendo até esfriar e fazer o teste da temperatura.

      Ai está feito o choque térmico.

      Eu sei que parece complicadinho, tem que tomar cuidado para não pingar água no chocolate, para não esquentar demais a temperatura do chocolate, mas essa ainda foi a forma mais fácil que encontrei para fazer o choque térmico.

      Mas da uma olhada no youtube, tem vários videos que explicam sobre o choque térmico, de repente, você encontra uma forma que seja mais fácil para você.

      Espero ter ajudado..

      beijão querida!

      • Adriana

        Obrigada pela resposta!!
        Eu achava q se deixasse esfriar, a cobertura ficaria dura…..eu banhava com o chocolate quente mesmo..rsrsrs…vou tentar dessa maneira.
        Vc sabe como eu faço para escrever uma letra em cima? É q vou me aventurar de novo para fazer as lembrancinhas de aniversário da minha filha…rs…
        Beijos

      • Adriana, você pode pegar um saquinho limpo, derreter chocolate branco, fazer todo o processo de derretimento e choque térmico, se for o chocolate puro, colocar o cholate no saquinho, cortar uma pontinha bem pequena e fazer as letras.

        Está inspirada para mexer com chocolate, hein?! kkk… Espero que de certo!

        Beijão…

      • Adriana

        Inspirada até estou, quero ver na prática…rsrsrrss….vem cá, pra quê o choque térmico nos chocolates puros? E pq naquele outro q é misturado, não precisa? Pura curiosidade….rs…

      • hahaha, ai você me pegou! kkk…

        Eu sei que o chocolate para cobertura tem mais gordura que o puro, por isso não precisa fazer o choque térmico e seca rapidinho…

        Sobre misturar os dois chocolates, também é uma forma de choque térmico, você pode derreter o chocolate meio amargo e quando estiver totalmente derretido, você coloca o chocolate ao leite picado e mistura até derreter tudo.

        Eu mudei o jeito de fazer o choque térmico, porque tinha vezes em que eu não acertava, quando você banha o chocolate e ele não seca tipo nunca, é porque o choque térmico não deu certo.

        beijos

  4. ingrid

    Oiii adorei seus paes de mel, também comecei agora, e um pólo complicado, mas tbm não vou desistir!
    o seu ficou mto melhor que o meu! Hj tenho uma encomenda e vou fazer sua receita! Tô mar que de certo! Bjuss obrigada!

  5. Meninas como e dificil ey fiz o pao de mel tudo lindo quando fui fazer a cobertura quase chorei…nao entendi sobre esse choque termico

    • Oi Ariane!

      Ai trabalhar com chocolate também não é o meu forte. A temperagem do chocolate é bem chatinha mesmo.

      Como não entendo tanto assim de chocolate, acho que seria melhor você dar uma pesquisadinha na internet, em dicas para fazer o choque térmico / temperagem do chocolate. Acho que você irá encontrar informações mais detalhadas.

      Beijão querida!

  6. thalia

    ja viu aqueles pao de mel no mercado,eles vem em um saco? posso fazer com eles tbm? e derreter o chocolate e jogar neles

    • Oi Thalia!

      Sei sim, você até pode tentar fazer com eles, mas é completamente diferente. A massa desses prontos de mercado é mais densa, a da receita é bem mais leve. Não tem comparação de um feito em casa com esses prontos.

      Obrigada pela visita.

      Beijão…

Deixe um comentário

