A primeira esfiha a gente nunca esquece…

Boa noite amigos!!!
FIFAFRIDAY hoje, o pessoal ainda está se divertindo na “garagem”, pois é, aproveitaram o tempo bom e colocaram o jogo lá fora de novo…
Hoje fiz uma receita, que sempre tive um certo receio de fazer, tanto pela questão de “como” moldá-los e também “como” preparar o recheio. Esfiha foi o que eu fiz hoje, eu faltei justamente na aula de esfiha, e agora na hora de fazer, teve que ser mais no instinto do que na tecnica…
Mas deu certo, a primeiras sairam um pouco engraçadas, com formato um pouco diferente de um triangulo, hehehe, mas depois foi melhorando e ficando mais bonitinhos. A massa é a mesma de sempre, do doguinho e do hamburgão que eu já fiz anteriormente.
E o Vinícius, mais conhecido como “Pipoca” nos trouxe uma bebida especial, “Tubaína retrô”, gente que delícia, tubaína long neck, com tampinha que abre girando com as mãos… hahaha… Mas o melhor é sabor, lembra aquela tubaína de bar que a gente tomava quando era criança… Nostalgia… hehehe
Bom, vamos as fotos e à receita… hummm…


ESFIHA DE CARNE  (Receita da massa aqui)
Ingredientes Recheio
– 1 kg de patinho moido
– 1 1/2 cebola picadinha
– 6 tomates pequenos ou 4 médios picados e sem semente
– Cheiro-verde picadinho a gosto
– Suco de 2 limões
– 1 colher (sopa) pimenta síria
– 1 pitada de pimenta do reino branca moida na hora
– Sal quanto baste (+- 2 colheres de chá)

Modo de preparo
Prepare o recheio pelo menos três horas antes de começar a fazer a massa. Misture bem todos os ingredientes, de forma que eles fiquem completamente agregados.
Depois coloque a carne em uma peneira, sobre um recipiente fundo. Cubra de deixe na geladeira até a hora de usar. Esse processo é para que a carne não fique úmida demais, evitando que a massa se abra no forno e também, para que a carne pegue bem todos os temperos e “cozinhe” um pouco com o limão.
Leve para assar em forno médio, por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.
Tive duas dificuldades nessa receita, o moldar e fechar as esfihas, então as primeiras sairam um pouco estranhas, uns triangulos pontudos, hahaha, mas é fazendo que se aprende, né?!!
E também na questão do sal no recheio. Como não como carne crua, nem em tabule, foi um pouco a olho, mas olha que acertei, ficou na medida, ufa!
Bem, tentem fazer, para muitos fazer esfiha é “fichinha”, eu tive algumas dificuldades, mas da proxima vez já vou estar “craque”, hehehe. O importante é não ter medo de tentar e isso eu não tenho, vou tentando, errando, até acertar. E isso não só na cozinha, mas pra vida também…
Um ótimo final de semana a todos!!!
Beijos, beijos, beijosss…
Anúncios

Sobre lainefujiwara

Venha me visitar no https://brazilianspice.wordpress.com/

  1. Oi!! Adorei seu blog, achei as receitas tão práticas e com tanto capricho!! Aqui em casa também tem noite de FIFA, os meninos chamam de Fifou…hauahuahauAmei essa esfiha,parece tão gostosa e fofinha!!rs vou fazer aqui também, só espero que não virem uma bola ao invés de triângulo!Beijokas!!

  2. Oi Mary!Nossa que legal que aí tb tem noite de FIFA, aqui é toda sexta-feira, é uma bagunça só, o pessoal se diverte muuuitooo…Que bom que você gostou da receita, testa aí sim, a massa é ótima, fica bom para qualquer salgado assado que você vá fazer.Depois me conta se deu certo!Beijoss…

  3. Oi, tudo bem? Minha tia avó era libanesa e com ela aprendi a fazer esfirra. Para fechar ela beliscava as pontas do círculo em três lugares. Ficava o meio com um buraquinho por onde se podia ver o recheio. No forno quente esse recheio fervia e cozinhava ficando uma maravilha. Da mesma forma ela fazia a esfirra aberta. Colocava uma colherada do recheio no meio do círculo de massa e regava com um pouco de azeite. Aí ia para o forno. Delícia!!!!

  4. Oi Ariadni!Bom, uma oriental se aventurando a fazer esfihas, sofri um pouco, mas no final deu tudo certo. Mas obrigada pela dica, vou tentar da próxima vez!Beijos…

  5. fernanda

    oi tudo bem Elaine!Gostaria de saber se o tempo de forno que marca no final da receita e da carne ou se e colocado o recheio cru na esfiha e o tempo que ta na receita e o tempo de forno da esfiha.

    • Oi Fernanda!
      Então, o recheio é feito com a carne crua, devendo ser feita 3 horas antes, que o tempo mínimo necessário para que os temperos se agreguem bem. Nessas 3 horas, a carne “cozinha” um pouco, pois vai bastante limão.
      Depois dessas 3 horas, você vai fazer a massa e montar a esfiha, com o recheio cru mesmo, depois de moldadas as esfihas, ela vai ao forno, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar, vai depender da potencia do seu forno.
      Espero ter ajudado. Mas qualquer dúvida, é só falar!
      Obrigada pela visita!
      Beijos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: